A denúncia de demissão injusta
Artigo: A denúncia de demissão injusta. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorena.r.azevedo • 11/12/2013 • Artigo • 888 Palavras (4 Páginas) • 306 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA... VARA DO TRABALHO DE DUQUE CAXIAS
10 linhas
JOÃO, brasileiro, estado civil, profissão, portador da CTPS nº , série , CPF nº..... , PIS n°..... , filho de (nome da mãe), data de nascimento, residente e domiciliado na ................ , vem, por seu advogado, com escritório na ................., para fins do artigo 39, I do CPC, propor
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
Pelo rito ordinário, em face de Lava Jato Ltda, CNPJ ......, com sede em Duque de Caxias, pelos fatos e fundamentos que se seguem:
DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA
Declara o Reclamante, sob as penas da lei, não ter condições de custear as despesas processuais sem prejuízo do próprio sustento e de sua família, a teor do disposto no art. 1º, da Lei 7.115/83, razão pela qual faz jus ao deferimento da justiça gratuita nos termos do art. 790, §3º da CLT c/c art. 14, da Lei nº 5.584/70.
DA COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA
Mister ressaltar, que o reclamante não se submeteu a Comissão de Conciliação Prévia, tendo em vista liminar proferida pelo Supremo Tribunal Federal em 13/05/2009 em Ações Direta de Inconstitucionalidade de números (ADINs 2139 e 2160-5).
Portanto, prevalece o artigo 5º, inciso XXXV, da Carta da República que dispõe ser livre o acesso a Justiça.
DO CONTRATO DE TRABALHO
O reclamante foi contratado para exercer a função de ......., com a remuneração ..........., tendo sido admitido em 15.03.1996, não vinha recebendo salário há três meses, além da empresa não ter efetuado o registro em sua CTPS, estando caracterizados todos os requisitos do artigo 3o da CLT.
DO RECONHECIMENTO DO VÍNCULO EMPREGATÍCIO
Entende-se por vínculo empregatício, aquele que preenche os requisitos de sua admissibilidade que encontra-se esculpido em nosso texto consolidado em seu artigo 3o, in verbis:
Art. 3º - “ Considera-se empregado toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.”
Da parte do texto acima transcrita, destacamos quais seriam as características básicas para a admissibilidade do vínculo empregatício, quais sejam:
a) Pessoa física, é o caso do Reclamante, não havendo divergência nem tão pouco qualquer questionamento quanto a este requisito;
b) De natureza não eventual, o Reclamante trabalhava regularmente, caracterizando-se desta forma a habitualidade;
c) Sob a dependência da Reclamada e mediante salário, ora sob dependência deste, caracteriza-se a subordinação e mediante salário, pois laborava para a Reclamada afim de perceber salário, sendo certo que nem sempre o mesmo era pago em dia, a onerosidade do contrato;
d) Já a onerosidade se dá justamente com o pagamento de seu salário, que era de forma MENSAL.
DA RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO
O Reclamante fora injustamente dispensado, sem contudo,
...