A diferença entre custos e despesas
Seminário: A diferença entre custos e despesas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrevf • 28/3/2014 • Seminário • 611 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
Como todo sistema complexo, a Contabilidade de Custos para atingir as suas finalidades adota a ordenação sequencial dos seus procedimentos. Essa ordenação significa que, visando um determinado fim, a Contabilidade de Custos progride por etapas dependentes uma das outras, estabelecendo-se, entre elas, uma sequência praticamente obrigatória. Na dependência da natureza da empresa ou do objetivo visado, algumas dessas etapas, até, tornar-se desnecessárias, permanecendo, entretanto, válida a ordem sequencial básica das demais etapas.
1.ª Etapa - Distinção entre custos e despesas
Custos, como é do nosso conhecimento, são os gastos necessários com a atividade de produção de bens e serviços realizados por uma empresa; por outro lado, são considerados despesas aqueles gastos de natureza não fabril como, por exemplo, as despesas administrativas, comerciais e financeiras.
A boa distinção entre essas categorias de gastos constitui-se na primeira preocupação da Contabilidade de Custos quando se estiver buscando o custeio por produto.
2.ª Etapa - Separação dos custos entre diretos e indiretos
São diretos os custos claramente identificados com os produtos ou serviços, como os referentes ao material direto e à mão-de-obra direta aplicados a essa produção ou serviço. São chamados indiretos os demais custos de produção, não diretamente atribuíveis a um determinado produto ou serviço e que, portanto, só podem ser apropriados a esse produto ou serviço mediante utilização de um critério de rateio.
3.ª Etapa - Atribuição dos custos diretos por produto
Os custos dos materiais diretos e da mão-de-obra direta devem ser apropriados a cada produto ou serviço, com base nos registros disponíveis na empresa.
4.ª Etapa - Separação de custos indiretos e de GASTOS entre itens variáveis e fixos
Este será o quarto procedimento da Contabilidade de Custos, caso a empresa adote a modalidade de custeio variável (fins gerenciais), no qual os gastos variáveis (custos e despesas) são computados no custeio de produtos e serviços.
Essa etapa deverá ser desconsiderada no caso de a empresa adotar a modalidade de custeio por absorção (fins fiscais), na qual todos os custos de produção (e só os de produção, excluindo-se, portanto, as despesas), fixos ou variáveis, são computados para determinação dos custos por produto.
Sabe-se que, quanto à sua relação com o nível de atividade da empresa, os gastos são classificados como variáveis (quando variam proporcionalmente às alterações deste nível de atividade), fixos (quando se mantêm estáveis dentro de determinados limites de atividade) ou semivariáveis (constituídos de uma mescla de componentes fixos e variáveis).
5.ª Etapa - Separação dos gastos indiretos entre específicos e comuns
Esta etapa relaciona-se com o trânsito de gastos indiretos pelos diversos departamentos da empresa, antes da sua apropriação a cada produto ou serviço.
São gastos indiretos específicos aqueles que podem identificar-se,
...