A diferença entre terapia ocupacional e fisioterapia
Seminário: A diferença entre terapia ocupacional e fisioterapia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelearaujo • 19/11/2013 • Seminário • 314 Palavras (2 Páginas) • 636 Visualizações
• Diferença entre Terapia Ocupacional e Fisioterapia
É muito comum confundirmos ou ouvirmos falar da confusão entre Terapia Ocupacional e outras profissões, especialmente com a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional.
Tanto a Terapia Ocupacional quanto a Fisioterapia são áreas da saúde, de formação de nível superior. Possuem em comum alguns conselhos que regulamentam e orientam a atuação dos profissionais, como o CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Uma pessoa pode se tratar com um fisioterapeuta ou um T.O para tratar o mesmo problema ou problemas distintos. Essas profissões cuidam da saúde de formas diferentes e complementares. Ambas podem ser encontradas nos serviços do SUS.
A T.O trabalha especialmente com atividades do cotidiano e produtivas (como escovar os dentes, vestir-se, relacionar-se com outros, trabalhar, dirigir e etc), visando possibilitar autonomia e melhor qualidade de vida. Ela compreende o ser humano de forma ampla e integral. Interessa-se pelo seu desenvolvimento motor, psicológico, cognitivo, sensorial, afetivo, individual e social – o que inclui seus sentimentos, desejos, decisões, habilidades, auto cuidado, dentre outros.
A Fisioterapia trabalha com recursos físicos, especialmente com aqueles relacionados às alterações no movimento e suas consequências. Objetiva o melhor funcionamento do corpo, o que pode envolver tarefas simples ou complexas (como a respiração ou a locomoção, por exemplo). Trabalha com a prevenção e com tratamentos de saúde e utiliza principalmente conhecimentos de ordem biomecânica e cinética.
• Fisioterapia Neurológica
A fisioterapia Neurológica têm o objetivo de analisar os déficits neurológicos e determinar o tratamento adequado para cada paciente.
Algumas das patologias abordadas na fisioterapia neurológica são: Pacientes com Acidente Vascular Encefálico (A.V.E),Pacientes com Traumatismos Cranianos (T.C.E),Pacientes com Traumas Raqui-Medulares (T.R.M),Pacientes portadores de Paralisia Cerebral,Pacientes com Lesão em Plexo Braquial, Pacientes portadores de Paralisias Faciais, dentre outros.
A recuperação das funções perdidas é o objetivo final da fisioterapia neurológica e, vários são os meios para alcançá-la.
http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/8297/fisioterapia-neurologica
...