A educação e a escola multicultural
Artigo: A educação e a escola multicultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AmandaNAA • 31/5/2014 • Artigo • 546 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
O que é o Multiculturalismo? O multiculturalismo é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine.Esta implica as minorias no país onde se encontram: negros, índios, ciganos, homossexuais, entre outras.Implica diferentes níveis de mudanças envolvendo toda a educação básica e todos os alunos; combate o racismo e outras formas de discriminação nas escolas e na sociedade.
A educação e a escola multicultural
A educação multicultural implica o respeito pelo desenvolvimento pessoal dos alunos, assim como a intervenção dos pais nos programas escolares e a utilização de materiais e recursos educativos; A escola multicultural aceita e defende o pluralismo das famílias e das comunidades dos alunos e estrutura-se para acolher a diversidade dos seus alunos;No Brasil existe uma base multicultural muito forte. As relações interétnicas têm sido uma constante na história mas infelizmente nossa história é marcada pela eliminação física do outro, pela escravização e negação de sua alteridade, massacre de culturas e subordinação e exclusão de muitos povos, diferente de como deve ser em uma sociedade multicultural.
A identidade no âmbito educacional
A identidade expressa o que somos e nós aprendemos o que somos nas relações que estabelecemos. A identidade nada mais é do que um processo de criação dos sentidos. A identidade se associa intimamente com as diferenças, pois uma depende da outra. Tendo as diferenças como fator chave para a criação da nossa identidade. Fica por conta do educador o desafio de superar as visões preconceituosas da sociedade em relação as diferenças, trazendo à tona novas informações aos alunos.
Direitos humanos e pluralidade cultural
Direitos Humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos básicos das pessoas. Sem esses direitos, a pessoa não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. Os seres humanos devem ter assegurados, desde o nascimento, todas as condições mínimas para se tornarem úteis à humanidade e devem ter a possibilidade de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar.A nossa história é lembrada pela eliminação do “outro”, simbólica ou fisicamente, independente da raça, cor, religião ou origem e mesmo com a miscigenação no Brasil o padrão estético e social mais aceito em nosso país é o europeu, o que significa: Homem, branco, heterossexual e bem sucedido financeiramente.Esse processo de negar o “outro” é fruto da sociedade, por possuir conceitos pré-estabelecidos do que é ser belo, ser homem, ser bom, etc. No Brasil esse problema é muito complexo, pelo fato de que todos acreditam que o nosso país é culturamente harmônico, pelo fato de ser um país tão diversificado racialmente. Contudo, o que vemos no dia-a-dia são situações preconceituosas, discriminatórias e racistas contra mulheres, índios, negros, etc. A afirmação da igualdade dos seres humanos não significa igualdade física nem intelectual ou psicológica. Cada ser humano tem a sua individualidade, sua personalidade, seu modo próprio de ver e de sentir as coisas. Assim, também, os grupos sociais têm sua cultura própria, que é resultado
...