A educação é um desenvolvimento sustentável no Brasil
Seminário: A educação é um desenvolvimento sustentável no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roger.montenegro • 23/9/2014 • Seminário • 440 Palavras (2 Páginas) • 311 Visualizações
Educação é Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais altos baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
Educação ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.
Em todos os lugares, seja no meio ambiente, na economia, educação ou administração pública, ouvimos a palavra sustentabilidade. Mas o que significa sustentabilidade? o que é ser sustentável? Teoricamente sustentável tem origem do Latim “Sustentare” significa sustentar , favorecer e conservar.
A definição mais aceita para o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Definição que surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas.
No mundo em que vivemos, existem vários fatores que prejudicam o meio ambiente. Dentre eles o lixo que degrada o meio ambiente, contaminando o solo e a água, afetando de maneira negativa a vida das pessoas e dos animais. O desmatamento causado pela derrubada das árvores e também das queimadas causa sérios problemas ao ecossistema, assim dificultando a manutenção da vida.
A falta de conhecimento do ser humano em relação à sustentabilidade pode ter conseqüências catastróficas. Nos dias de hoje é preciso que cada indivíduo tenha a consciência de que é necessário se preocupar e cuidar o meio ambiente no qual se vive dentro deste ambiente. A continuação e sobrevivência da raça humana estão totalmente dependentes da conservação dos recursos naturais de nossas matas, florestas, rios, lagos e oceanos.
A inclusão de educação ambiental nos altos baixos níveis proporciona a formação de indivíduos com senso critico e de responsabilidade social, cidadãos capazes de construir idéias, valores, habilidades e atitudes voltada para o desenvolvimento sustentável, para que as gerações futuras possam desfrutar desse meio e possam suprir suas necessidade em relação ao mesmo, não sendo privados desse direito. A inclusão de educação voltada a sustentabilidade e essencial e de suma importância já que é proporciona a conscientização e sensibilização.
O resultado será pessoas mais ecologicamente preocupadas, interessados no conhecimento e preservação e assim teremos cidadãos com participação considerável na melhoria da qualidade de vida e na proteção e conservação do meio ambiente.
“ Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo – se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê–lo para as presentes e futuras gerações.” (Artigo 225 Constituição Federal.)
.
REFERÊNCIA:
http://www.brasilsustentavel.org.br/sustentabilidade
http://www.wwf.org.br/natureza
...