A importância da Internet no Brasil
Por: axlrose01 • 15/3/2017 • Resenha • 658 Palavras (3 Páginas) • 334 Visualizações
A importância da Internet no Brasil
Introdução
Hoje em dia a internet é uma ferramenta indispensável na vida do ser humano, por inúmeras razões que iremos destacar ao longo do texto. Só que infelizmente no Brasil existem regiões que não tem acesso a internet por motivos financeiros ou porque ainda não chegou até sua região como é o caso da zona rural. Em contra-partida existem regiões que tem maior concentração de usuários da internet, que é o caso da zona sul e sudeste por terem mais investimento nas regiões. Hoje nas residências a porcentagem de possuir internet vem crescendo cada dia, assim como a velocidade em banda larga.
Atualmente a internet está sendo utilizada pelas pessoas como um meio de comunicação e entretenimento e está sendo de extrema necessidade, pois sabemos que hoje ela representa uma ferramenta fundamental para facilitar o nosso dia-dia.
Sabemos que esta ferramenta chamada Internet traz vários benefícios para a vida do cidadão, como: educação; cultura; comunicação; possibilidade de exploração de novas oportunidades: fazer cursos a distancia, trabalhar pela internet, conhecer lugares virtualmente, fazer compras on-line sem sair de casa, ter acesso a livros e enciclopédias, obter informações diversas, entre outros.
A internet também está sendo de grande importância para as empresas, sendo uma peça fundamental, pois é através dela que há grandes negociações, tomadas de decisões e organização.
Analisando os recursos e benefícios que a internet hoje tem, podemos dizer que é de extrema importância que o Brasil invista mais nesta tecnologia, para favorecer a vida de todos os brasileiros dando a eles a oportunidade de crescimento econômico e social, descartando assim a desigualdade social.
Mas infelizmente sabemos que este descarte está longe de acontecer, pois a pesquisa mostra que a desigualdade social vem crescendo a cada ano.
Nos últimos cinco anos os internautas estão crescendo, e analisando quem são estes internautas podemos ver quais são as regiões que mais tem acesso a internet e a partir deste ponto podemos ver quem são as classes que são mais e menos favoráveis. Na pesquisa demonstrada vimos que a zona rural tem apenas 10% de acesso a internet em sua casa, sem contar que tem pessoas que nunca nem acessaram a internet, na área urbana apenas 44% tem internet em casa. Os entrevistados alegam que a disponibilidade e a baixa renda é o motivo de não acessarem a internet. Já na Zona Sul e Sudeste são os que mais acessam a internet porque há maior concentração de provedores em suas regiões. Pesquisa mostra que este fator precisa ser bem tratado pelas políticas publicas porque já aponta um índice de esgotamento, o que dá a entender que apenas o Sul e Sudeste estão sendo favorecidas em investimento, não sobrando espaço para outras regiões.
Com o crescimento da utilização da internet, hoje as residências tem um alto índice de crescimento de aparelhos como computador fixo, portátil e móvel, todos com acesso a internet.
A Pesquisa mostra que a expansão da tecnologia está dominando os usuários tanto em modernidade, facilidade como também na velocidade de banda larga e com isso o uso da internet discada, lan house estão aos poucos deixando de serem utilizadas.
Conclusão:
A internet nos dias de hoje está sendo uma ferramenta importante e trazendo grandes benefícios, quer seja na utilização doméstica, escolas, empresas etc. Apesar de haver um avanço de internautas, e utilização de aparelhos ligados a internet em residências, existem desigualdade social em relação a utilização da internet. Isto porque há regiões que são mais investidas do que outras, como vimos o caso entre a zona rural e a zona sul / sudeste. Neste caso é preciso avaliar que se todos forem beneficiados não só com a internet como também com a tecnologia dos aparelhos móveis, entre outros, dará ao cidadão brasileiro o direito de ficar conectado com o Brasil e o Mundo utilizando estas ferramentas para seu crescimento educacional, cultural, de expandir seus negócios empresariais ajudando assim no desenvolvimento sócio econômico do país.
...