A importância do "Big Twenty"
Artigo: A importância do "Big Twenty". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandas2silva • 5/6/2014 • Artigo • 259 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
Quando tratamos de influência, observamos que o G20 tem se destacado cada vez mais como referência para outras economias. Muitos países em expansivo desenvolvimento como o Brasil, México e África do Sul vem se tornando cada vez mais e essenciais á participação nas discursões sobre a economia mundial, comercio internacional e aquecimento global; explica-se então a queda na relevância do G8.
No cenário atual Alemanha e França destacam-se com as economias mais estáveis, comparadas às outras nações do Grupo.
Em relação ao enfrentamento da crise global salientou a Chanceler alemã Angela Merkel que os países industrializados não podem mais enfrentar os problemas sozinhos, a ministra da economia francesa, Christine Lagarde, também ressaltou a relevância do G20 e a necessidade de mudanças no G8 para adaptar-se ao contexto mundial atual.
08
A Itália também se posicionou quanto às mudanças no cenário mundial e se mostrou favorável a maior participação dos países emergentes, afirmando que a governança mundial precisa de novos moldes e que vem tralhando nesta questão.
A crise de 2008 não pode ser prevista nem evitada, e o grupo se deparou com caluniadores.
Muito tem se questionado a razão de existência do G8, devido à diminuição de sua credibilidade, para muitos o G20 é o futuro. Com os índices que evidenciam o crescimento das grandes economias emergentes, o G8 vai ganhando perdendo espaço.
...