TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ordem da loucura

Projeto de pesquisa: A ordem da loucura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O texto, Ordem Imprudente, traz uma abordagem, sobre um violento acidente envolvendo uma explosão que causou vários danos à vítima do acidente, por falta de treinamento e informação sobre os riscos que corria, o que demonstra, sobretudo, a negligência por parte de quem deu a ordem para que o funcionário substituísse outro sem sequer se assegurar de que o mesmo era capacitado para tal atividade.

A prevenção de acidentes do trabalho não são encarados pelas empresas em sua grande maioria, como um valor agregado a sua produção e investimentos, e sim como um gasto caro que só traz retorno a médio longo prazo.

Com o estudo do caso podemos refletir sobre de quem são as verdadeiras responsabilidades na ocorrência de um acidente do trabalho, seja ela civil ou criminal, porém, no referido caso ficou claro que a Justiça precisa ser mais ágil no trâmite das ações que envolvem casos de acidente de trabalho, assim a parte ofendida, lesionada e fragilizada não teriam que aguardar por 17 anos, como no caso em questão, para ser sentenciado.

É relevante pontuar que o tema nos mostra que toda e qualquer atividade desenvolvida na empresa deve ser orientada em relação aos procedimentos adequados para os empregados, ressaltando a importância de se conhecer os perigos e os meios de eliminar, minimizar ou controlar os riscos antes da realização das tarefas.

DESENVOLVIMENTO

O texto fará uma abordagem sobre a importância de um trabalho de prevenção, pois faz nos refletir fatos que aconteceram nesta empresa como há explosão que vitimou um trabalhador, expondo os riscos ocorridos, a falta de comunicação, e a importância do tecnólogo atuando nesta área capacitando e orientando.

Desta forma, as medidas e ações para evitar uma explosão a necessidades das empresas ter um plano com ações imediatas, sempre verificando os riscos e perigos antes de iniciar qualquer atividade, e utilizando equipamentos de proteção individual, verificando o manuseio de explosivos, tendo atenção, sempre analisando o local, ver as condições do ambiente, como a iluminação, ventilação, umidade, ter sinalização e também é necessário treinamentos em cada área.

Salienta-se que as empresa devem possuir uma sistemática para realização de auditoria internas do sistema a fim de garantir sua implementação, manutenção e melhoria contínua, essa é uma etapa essencial para um trabalho com um resultado positivo.

Conforme, análise as normas aplicadas para evitar uma explosão são segundo as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, poderiam ser aplicadas as seguintes: NR15 – Atividades e operações insalubres, NR16 – Atividades e ações perigosas e a NR19 – Explosivos e a NR33 – Segurança e Saúde nos trabalhos em ambiente confinado.

O Tecnólogo tem importante papel para aplicar as referidas normas, fazendo um planejamento prévio, com ações que venham ter um acompanhamento de forma qualificativa, analisando as condições operacionais, também revisar as condições que a empresa oferece aos trabalhadores para evitar acidentes.

O Tecnólogo exerce uma função importantíssima, pois ele é orientador e fiscalizador ele tem papel de mostrar os riscos e perigos no ambiente de trabalho, fazendo uma sistematização previa permitindo uma avaliação de riscos e dos operários envolvidos, promovendo formações e instruções a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a importância de ter a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho com a preservação da vida, que todas empresas deveriam adotar, pois tem importante papel.

O encarregado da obra no acidente a responsabilidade é total dele, porque ele simplesmente deu uma ordem a vítima, esta não era qualificada para desempenhar essa função, não conhecia os riscos e perigos que havia no local, não tinha treinamento nenhum, apenas obedeceu o encarregado da obra em que ocorreu a explosão de maneira violenta.

A comunicação é o elo para o bom desenvolvimento de qualquer atividade, mas o que aconteceu neste caso não teve comunicação, sobre o produto que iria usar, os instrumentos que iria manipular, e o local de risco que era muito grande. Segundo o texto Ordem Imprudente, nos diz: “o encarregado da contratada ordenou à vítima que fosse substituir o colega que vinha faltando sendo que a nova tarefa consistia em detonar uma rocha encontrada na escavação em que seria instalado um poste. A vítima não conhecia este outro tipo de atividade, não fora contratada e muito menos treinada e informada sobre os riscos ou sobre o produto que iria manipular”. Desta forma, constata-se que o encarregado da obra não teve comunicação nenhuma com a vítima, ele simplesmente determinou e ordenou.

A vítima teve um dano psicológico irreversível, pois causou um conflito emocional e moral, a vítima teve danos graves ficando com invalidez permanente, e várias sequelas atingindo o lado financeiro e também o emocional.

Constata- se em muitos casos os traumas psicológicos, pós acidentes em que vítimas acabam caindo em profunda depressão, pois ficam com a qualidade de vida, péssima, sem motivação, totalmente desesperados e famílias destruídas, muitas vezes levando até a morte.

Dano psicológico é avaliável, visto, que as consequências psicológicas são demonstráveis como: depressão, fobias, tentativas. Assim sendo, dano psicológico pode ser objeto de indenização, caracterizado como uma incapacidade que importe uma lesão de tal entidade que implique alteração ou perturbação emocional, com consequências resultados que afete gravemente sua integridade.

No entanto, é fundamental que toda empresa tenha consciência da importância de uma gestão de segurança e na saúde de seus trabalhadores como uma prática de responsabilidade social, atuando de uma forma reativa, adotando uma visão sistemática num todo na empresa, com comprometimento de ambas as partes empresa x funcionários assim garantindo uma qualidade no trabalho e também o trabalhador sinta-se, que não é um mero funcionário, mas sim a empresa se preocupa com a sua segurança, a sua valorização.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com