A teoria das relações humanas
Tese: A teoria das relações humanas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MerciaMMachado • 18/11/2013 • Tese • 627 Palavras (3 Páginas) • 353 Visualizações
Introdução
Por meio de uma breve revisão teórica do campo, o presente artigo objetiva um estudo introdutório das Teorias Clássicas da Administração, tidas como mecanicistas e racionalistas, contrapondo-as à prática das indústrias criativas, organizações flexíveis que valorizam a criatividade e conhecimento individual. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, exigente de profissionais flexíveis e adaptáveis
O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração, para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em Escolas.
Desenvolvimento
Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma variável, omitindo ou desprezando todas as demais, são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em quem foram fundamentadas. A primeira Escola foi a Clássica que abordou a ênfase nas tarefas por Frederick Taylor.
Na idade média, não necessitava do dinheiro para adquirir as coisas. Nada era comprado, pois os meios de subsistência básicos eram adquiridos no próprio feudo, o restante eram trocados. O feudo era autossuficiente. Por não haver comércio, a produção do excedente não era regra. A falta de estradas e os ladrões eram um obstáculo ao comércio. Além do mais, a cada feudo que o comerciante passava, tinha que pagar o pedágio. A moeda variava conforme a região. O século XI viu o comércio crescer a passos largos. As cruzadas favoreceram muito o florescimento comercial
Toda e qualquer matéria teórica que busque explicar ou modificar o comportamento humano necessita ser analisada também sob o ângulo histórico, ou seja: necessita de uma explicação sobre as forças que antecederam determinado período.
Por este motivo, considerando que a Administração é uma ciência humana, que cria teorias que buscam um melhor desenvolvimento das organizações (empresas, estado, etc),abordaremos o contexto histórico em que tais teorias nasceram.
Teoria das Relações Humanas
Nascida como reação à Teoria Clássica da Administração, surgiu com uma experiência realizada por Mayo (1933) na fábrica de Western Elétrica Company em Hawthorne no ano de 1927, onde se buscou avaliar as pessoas e seus comportamentos dentro das organizações a partir destas experiências, novos conceitos foram incluídos à Administração, tais como:
a) Integração social e o comportamento social dos empregados
b) Necessidades psicológicas e sociais e a atenção para as novas formas de recompensa.
c) O estudo de grupos informais e a organização formal.
d) O despertar para as relações humanas dentro das organizações.
e) Ênfase nos aspectos emocionais e não racionais do comportamento das pessoas.
f)
...