A Ética nas negociações
Artigo: A Ética nas negociações. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marta8161 • 2/5/2014 • Artigo • 266 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
A Ética nas negociações
Ética é um conjunto de valores e regras sociais, que distingue o que é certo ou errado, ou seja, indicam quando um comportamento é socialmente aceitável ou não.
Ética nada mais é, do que respeitar os princípios morais, não colocando interesses pessoais à frente dos interesses da empresa.
Atuando corretamente com a conduta estabelecida por ela, o que facilitará para os gestores rentabilidade e ganhos financeiros.
A importância da comunicação na negociação
Cada membro envolvido em um processo de negociação deve ser capaz de comunicar de forma nítida suas idéias e objetivos e verificar se a outra parte absorveu as informações e compreendeu a mensagem que lhe foi conduzida. Dessa forma, uma vez conhecida a posição das partes envolvida, fica mais fácil encontrar pontos de semelhança que satisfaçam os interessem um do outro.
Todas as formas de comunicação estão sujeitas a dificuldades que comprometem a transmissão, recepção e a interpretação da mensagem.
O Processo de Negociação
A empresa tem que atingir seus objetivos executando tarefas, transformam e modificam entradas (influências), gerando saídas (consequência ou resultado).
Além das entradas e saídas, existe o feedback (retorno ou resposta), a execução conjunta das tarefas é chamada de processo.
Processo de negociação nada mais é do que sermos sempre receptivos, estarmos sempre disposto a ouvir e prestar informações relevantes que possam levar ao bom desenvolvimento das negociações.
Devemos coletar informações dos outros negociadores para estarmos a par dos problemas, soluções e possíveis benefícios que ele procura alcançar.
Uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso.
“Quando compartilhamos mais, podemos receber mais. Se estamos sempre compartilhando, criamos um fluxo que nunca para”. (Rabino Shmuel Lemle)
...