ABNT
Tese: ABNT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayconsantos • 1/12/2013 • Tese • 1.613 Palavras (7 Páginas) • 404 Visualizações
ABNT oque é?
Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.
É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).
A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Commission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de
Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).
www.tudolink.com
História
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), único foro nacional de normalização, completa 73 anos de existência. O ponto de partida foi a 1ª Reunião de Laboratórios de Ensaios de Materiais, realizada em 1937, com o objetivo de aprimorar pesquisas e consolidar novas tecnologias. Já em 1938 e 1939, ganhava força a idéia de se criar uma Entidade Nacional de Normalização, enfim concretizada um ano depois, com o nascimento da ABNT. A entidade cresceu e se projetou em âmbito internacional. Participou ativamente da fundação da International Organization for Standardization (ISO) em 1947, sendo eleita para compor o primeiro Conselho daquela instituição. Em 1961, no Uruguai, foi a vez de a ABNT participar da criação da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (COPANT), destinada a promover o desenvolvimento da normalização técnica e atividades afins em seus países membros, com o fim de promover seu desenvolvimento comercial, industrial, científico e tecnológico. A relação com o governo também foi sempre muito intensa. Em pleno processo de desenvolvimento industrial, em 1962, a ABNT foi reconhecida por lei como Órgão de Utilidade Pública. Trinta anos depois, por meio da Resolução número 7 do Conselho Nacional de Metrologia, Nor- malização e Qualidade Industrial (CONMETRO), fez-se o reconhecimento da entidade como único Foro Nacional de Normalização. Em 1991, a ABNT ajudou a criar o Comitê Mercosul de Normalização (CMN), com a finalidade de apoiar a integração e a concretização do mercado único, e buscar uma participação mais efetiva no mercado mundial. Nove anos depois, foi firmado convênio com o Grupo Mercado Comum e o organismo passou a ser chamado de Associação Mercosul de Normalização (AMN), reconhecido como o Foro Regional de Normalização para o Mercosul. Na história da ABNT, porém, nem tudo foi positivo. A organização enfrentou um período de altos e baixos, desde meados da década 1970 até o início da década de 1990, quando a ABNT, mesmo com o agravamento da conjuntura econômica nacional, teve a colaboração de seus associados para se manter estável. Em 1999, mergulhou novamente em uma profunda crise financeira, passando por um período pré-falimentar, que foi superado apenas a partir de 2003, quando uma nova postura administrativa foi adotada. Hoje a Associação exibe saúde financeira estável, tendo reconquistado credibilidade e prestígio. Com o pulso firme da atual diretoria, somado à competência dos funcionários e ao apoio dos conselheiros, aos 73 anos, a ABNT é uma organização jovem e revigorada, pronta para enfrentar novos desafios.
FUNDAÇÃO
A idéia da criação da ABNT surgiu da necessidade de se elaborar normas técnicas brasileiras para a tecnologia do concreto, para substituir as normas que eram utilizadas pelos diversos laboratórios de ensaio do país, cujas discrepâncias tinham sido detectadas pela ABCP – Asso- ciação Brasileira de Cimento Portland, desde a sua fundação, em 1937. Essa falta de uma nor- ma padronizada, que criava condições para que a análise dois corpos de ensaio similares geras- sem resultados diferentes, era admitida inclusive pelos dois laboratórios mais importantes do país: o INT, do Rio de Janeiro, e o IPT, de São Paulo. Conscientes do problema apontado pela ABCP, esses laboratórios encabeçaram a ação conjunta de diversas entidades resultariam na criação de uma entidade nacional de normalização. A história da ABNT começou no Rio de Ja- neiro, em setembro de 1937, quando o engenheiro Paulo Sá decidiu promover a 1ª Reunião de Laboratórios de Ensaios de Materiais. Esse encontro pioneiro, que tinha como objetivo obter maior entendimento e cooperação de seus colegas de laboratórios congêneres do Rio de Janeiro e também de outros estados, ocorreu no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), onde Paulo Sá atuava como Diretor do Laboratório de Ensaios de Materiais. Em tentativa arriscada, de 600 convidados apenas quatro responderam. Para surpresa dos organizadores, na data marcada compareceram cerca de 40 técnicos representando uma dezena de laboratórios brasileiros. Nomes de projeção no meio técnico estiveram nessa reunião e nas demais nos anos de 1938, 1939 e 1940. Um dos participantes, o engenheiro Ary Frederico Torres, chefe do Setor da Produção Industrial do Ministério da Coordenação e Mobilização Econômica, cujo Ministro era o Dr. João a proposta era criar uma entidade nacional de normalização Alberto Lins de Barros, já defendia a criação de normas. Muito prestigiado, juntou-se ao engenheiro Paulo Sá e a vários outros entusiastas para lançar a proposta de criar uma entidade nacional de normalização. Nos anos de 1938 e 1939, com o início do desenvolvimento industrial brasileiro, foram realizadas as primeiras reuniões entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), forjando as bases para a criação de um organismo brasileiro de normalização. A ideia foi tomando corpo e, em 28 de setembro de 1940, na Ses- são Solene Inaugural da 3ª Reunião de Laboratórios Nacionais de Ensaios, presidida pelo Professor Ernesto Lopes da Fonseca Costa, foi fundada a ABNT, com a aprovação do seu primeiro estatuto. A ABNT passava a ter existência legal e pouco depois foi eleita a primeira Diretoria da entidade.
Função:
A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o Órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Normalização.
Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas
...