ABORDAGEM RELACIONAL COMO APOIO AO EDUCADOR
Trabalho Escolar: ABORDAGEM RELACIONAL COMO APOIO AO EDUCADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirianpro • 25/5/2014 • 6.111 Palavras (25 Páginas) • 399 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 10
1.1 Problema da pesquisa 11
1.2 Objetivos 11
1.2.1 Objetivo Geral 11
1.2.2 Objetivo Especifico 11
1.3 Relevância do Estudo 11
1.4 Organização do Trabalho 14
2 REVISÃO DE LITERATURA 15
2.1 Conceito de Psicomotricidade 15
2.2 Psicomotricista e a abordagem Relacional como apoio ao educador. 18
2.3 Uma proposta de Trabalho 21
3 MÉTODO 26
3.1 Caracterização da Pesquisa 26
3.2 Local da Pesquisa 26
3.3 Instrumentos da Pesquisa 26
3.4 Coleta de Dados 27
3.5 Analise dos Dados 27
3.6 Aspectos Éticos 27
4 RECOMENDAÇÕES 28
5. CONCLUSÃO 29
Considerações Finais 29
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 30
1. INTRODUÇÃO
Tratar as questões corporais em detrimento do processo de cognição tem sido um grande desafio e adequá-lo ao trabalho docente em forma de brincadeiras que possam sanar ou pelo menos minimizar problemas ou dificuldades de aprendizagem que tem surgido cada dia mais em nossas salas de aula é a proposta desse estudo.
O trabalho desenvolvido mediante o uso da psicomotricidade relacional poderá fazer com que sejam desenvolvidos pelos próprios educadores com o apoio do psicopedagogo ações de prevenção desses problemas e o melhor que seja feito de maneira a atender ao cotidiano da criança, ou seja, uma abordagem desenvolvida pelo brinquedo e brincadeira. Desta forma essa reflexão se desenvolverá consoante a essa abordagem.
Já o educador que atende a sala de aula não foi preparado para esse atendimento e nesse sentido este trabalho de reflexão e pesquisa propõe que a escola tenha o auxilio do psicopedagogo para capacitar os educadores, elucidando seus dilemas, trazendo um pouco de conforto nesse atendimento que, pensa-se, deva ser feito em sala de aula.
Pensa-se ser relevante esse tema diante da falta de estudos sobre o assunto de forma a ser uma fonte de pesquisa ao educador, ao desenvolver um trabalho com a abordagem relacional se lança mão de instrumentos que a criança tem bem próximo de sua realidade seu próprio corpo e brincadeiras e brinquedos que são a matéria prima da infância.
Desta forma em contato com esse material a criança poderá ser observada e detectados problemas de ordem cognitiva, de espaço, de condução de brincadeiras e de disposição de brinquedos ela certamente poderá ser conduzida junto a seu professor a pensar como sanar, minimizar esses problemas.
Consoante a relacionar esse estudo aos problemas enfrentados no dia a dia do professor pensa-se que esse deva ser o maior ganho da pesquisa já que corpo, cognição, está intrinsecamente relacionado.
1.1 PROBLEMA DA PESQUISA
Como formar o educador para que em seu dia a dia possa trabalhar mediante a abordagem relacional de forma preventiva sobre os problemas encontrados em sala de aula?
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
Refletir sobre a atuação do psicomotricista sendo um subsídio ao educador que se proponha a uma abordagem Relacional em sua prática como prevenção de possíveis problemas de aprendizagem.
1.2.2 Objetivos Específicos
Reconhecer a importância da psicomotricidade para a formação do professor;
Contribuir para a reflexão dos educadores sobre os autores que discorrem sobre o conceito e a abordagem psicomotora relacional;
Construir conhecimento a respeito da Psicomotricidade na Instituição Escolar.
1.3 Relevância do Estudo
O tema torna-se relevante diante do fato de as demandas com relação às dificuldades corporais e por conseqüência de aprendizagem terem aumentado muito, principalmente agora que as crianças que outrora estavam na pré-escola com seis anos, época em que o movimento é muito primado pela modalidade de ensino, e, agora devem ser atendidas pelo ensino fundamental, onde não mais somente o professor da disciplina de Educação Física deva ser responsável pela preparação corporal.
Dar um olhar sobre a formação do educador que possa atender em sua própria sala as questões psicomotoras tem sido um grande desafio á formação docente. Esse tipo de atividade tem estado ligada a formação da disciplina de educação física e á aquele que deseja uma pós-graduação na área e dispõe de condições para o curso, quando na verdade a própria instituição deveria dar valor a esse profissional e subsidia-lo no sentido de entende a importância desse movimento para a criança. Para ARRIBAS, (2002, p.9)
Já se disse muitas vezes que o principal requisito do professor é conhecer os alunos {...} o que eles são capazes de fazer, as atividades que mais os motivam, aquelas que são mais complexas para elas, as que mais os interessam...devemos intuir sobre como reagirão diante de nossas propostas, devemos interpretar suas reações.
Em fulcro desse pensamento, pensa-se que as abordagens psicomotoras dentro da escola estejam rumo a um novo olhar, entendendo que a criança deva ser olhada globalmente e as estratégias da Psicomotricidade Relacional podem ser um subsidio real tratando da consciência do próprio corpo.
A Psicomotricidade Relacional desenvolve uma abordagem que prima pelas capacidades básicas corporais, de forma que o educador mesmo em sala de aula deve ser formado dentro das habilidades, competências para atuar sobre essa abordagem que torna-se prazerosa, por tratar de atividades que primam pela brincadeira observada, planejada e observada pelo educador que após isso poderá trabalhar no sentido de reforçar a cognição,
...