O Que É Neurose, Sintomas, Causas E Possíveis Tratamentos
Por: Amsantos19 • 23/3/2023 • Seminário • 903 Palavras (4 Páginas) • 128 Visualizações
CENTRO DE ENSINO E PESQUISAS EM EMERGENCIAS MEDICAS
CURSO TECNICO EM ENFERMAGEM
ADRIANA DE MORAIS, MARIA JEANE E IZABETE
NEUROSE
O que é neurose, sintomas, causas e possíveis tratamentos.
SERRA TALHADA-PE
2023
ADRIANA DE MORAIS, MARIA JEANE E IZABETE
NEUROSE
O que é neurose, sintomas, causas e possíveis tratamentos.
Trabalho sobre neurose apresentado a turma 25 de técnico em enfermagem no CEPEM.
Professora Luana Ramos.
SERRA TALHADA-PE
2023
Sumário
1. ORIGEM 4
2. O QUE É NEUROSE? 4
3. OS TRÊS TIPOS DE NEUROSE 4
3.1 NEUROSE OBSESSIVA 4
3.2 NEUROSE FÓBICA 5
3.3 NEUROSE DE HISTERIA 5
4. DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTO 5
5. BIBLIOGRAFIA 7
Origem
A neurose foi classificada pela primeira vez como sendo uma doença advinda de distúrbios nervosos e psicológicos. O médico Willian Cullen, no ano de 1769, apresentou este termo. Porém, foi Sigmund Freud, que desenvolveu a teoria psicanalítica e que acabou por dar um significado ao termo como sendo o modo como o indivíduo se relaciona com os seus desejos e com as suas contradições.
O que é neurose?
A neurose está relacionada a questões emocionais, além de ser definida por alterações afetivas exageradas. Diante disso, existem diferentes tipos e estas podem acometer diferentes pessoas ao redor do mundo. Os chamados neuróticos são aquelas pessoas que têm limites entre o consciente e inconsciente e assim acaba por se manifestar em forma de histerias, compulsões e obsessões. Neuroses representam uma forma da nossa mente de se auto regular perante traumas e sentimentos recalcados quando crianças em nossas fases de desenvolvimento. Desta forma, essas emoções há tempos reprimidas tendem a voltar quando passamos por situações de estresse que relembram ao nosso inconsciente todo esse evento. As pessoas consideradas neuróticas se encontram na maioria das vezes manifestando sentimentos à flor da pele, justamente por ter pensamentos que as deixam nervosas em seu dia a dia, o que pode prejudicar todas as áreas de sua vida.
Os três tipos de neurose
3.1 Neurose obsessiva
São manifestações de comportamentos ligados à obsessão por algo, ela acontece quando o sujeito se encontra em um estado de estresse. Se caracteriza pela presença de sintomas compulsivos como as ideias persistentes e a realização de atos não desejáveis. É quando a mente humana é invadida contra a vontade do indivíduo por imagens, ideias ou palavras. Considera-se que a neurose obsessiva é o reflexo de nossas vivências, traumas e recalques. Sendo assim, os seus sintomas são como uma expressão simbólica de um conflito psíquico. A mania de limpeza; A mania de roer as unhas
3.2 Neurose fóbica
3.3 Neurose de histeria
Foi através do caso de uma paciente chamada “Anna O” que Freud descobriu que as manifestações físicas dos histéricos estavam relacionadas a lembranças reprimidas que tinha grande intensidade para o indivíduo, e concluiu que essas manifestações físicas eram teatrais. Os indivíduos que possuem a neurose de histeria apresentam sintomas característicos de alguma doença e, por essa razão, estes sintomas foram divididos em dois grandes grupos: os dissociativos e os conversivos. Nos sintomas dissociativos, existe como predominância um rompimento com a realidade, que pode ocasionar eventos como desmaios, amnésias, automatismos, além de outros sintomas. Nos conversivos, apresentam-se a predominância de manifestações físicas que têm origem em conflitos psíquicos, podendo conter contraturas, espasmos, tremores, perda da fala e alguns tiques.
...