AD Finanças Públicas
Ensaios: AD Finanças Públicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandrogremio • 17/9/2013 • 282 Palavras (2 Páginas) • 488 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina: Finanças Públicas
Curso: Administração Pública
1. Entre os princípios das finanças públicas, foram discutidos os princípios da neutralidade e o do maior benefício social. Com base na leitura atenta destes princípios, responda a seguinte pergunta: Qual dos dois princípios fica mais evidenciado na administração publica brasileira? Justifique sua resposta. (4,0 pontos)
Resposta:
O princípio mais evidenciado é o do maior benefício social, focado no bem estar da sociedade. Na função distributiva, o Estado tenta, mesmo sem total sucesso, distribuir renda através de ações e projetos como: Bolsa Família, o Pro Uni e incentivos para compra da casa própria. Já na função estabilizadora, o governo brasileiro atua através de diversas medidas, dentre elas: para conter a inflação, controlar os preços dos serviços e interferir na economia para evitar crises e depressões.
2. Qual o papel dos bens e serviços públicos na economia brasileira? (3,0 pontos)
Resposta:
Os bens e serviços públicos assumem grande importância como mecanismo de distribuição de renda e de justiça social, sendo inerentes as atividades do Estado. O acesso da parte menos favorecida da população aos bens e serviços públicos atenua as diferenças gritantes da distribuição de renda no Brasil.
3. Os serviços públicos no Brasil cumprem sua função, enquanto instrumento de distribuição de renda? (3,0 pontos)
Resposta:
Na minha opnião cumprem parcialmente. Apesar do governo brasileiro possuir inúmeros serviços públicos, estamos longe de atigir todos os níveis da população. Faltam seneamento básico, e principalmente, serviço de educação e de saúde de qualidade para a parte mais pobre da sociedade. Apesar de estarem presentes em diversos setores, os serviços públicos precisam ser melhorados para compensarem a enorme carga de impostos que pagamos para fazer a máquina pública funcionar.
...