AD1 Comex
Pesquisas Acadêmicas: AD1 Comex. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiago789654123 • 24/8/2014 • 776 Palavras (4 Páginas) • 696 Visualizações
1ª Questão: (2,0 pontos)
Por que o Patrimônio Líquido fica posicionado no lado direito do Balanço Patrimonial?
R.: No Balanço Patrimonial, o Patrimônio Líquido fica posicionado no lado direito apenas por uma questão de equilíbrio, pois é a diferença entre Ativo e Passivo Exigível. O seu valor demonstra o total de origens dos recursos próprios captados para aplicação e ao mesmo tempo avalia a condição da empresa. (fonte: Silva, João Edson da / Contabilidade Geral / IESDE / 2008).
2ªQuestão: ( 3,0 pontos)
Comente os principais grupos de contas do Balanço Patrimonial.
R.:
2.1) Ativo: Sendo a Contabilidade a ciência do patrimônio, o ativo é a parte positiva do patrimônio; são as aplicações de capitais; é o conjunto de valores que expressa o investimento. Nele estão contidos bens e direitos que uma empresa possua aplicados como recursos ou capitais. Segundo a Lei 6.404/76, o ativo é composto de três grupos de contas:
- Ativo circulante (curto prazo) – nesse grupo as contas são agrupadas às outras contas em que os seus itens serão transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos a curto prazo, ou seja, dentro de um ano.
- Ativo realizável (longo prazo) – a diferença entre ativo realizável e ativo circulante está no prazo. Enquanto no ativo circulante os itens se movimentam em até um ano, no ativo realizável os itens se movimentam a partir de um ano; por isso é um ativo de longo prazo.
- Ativo permanente – são ativos que a empresa possui e dificilmente serão vendidos, pois não estão destinados à venda e sim destinados à formação de infraestrutura para a empresa, a fim de gerar resultado positivo. Por isso, é intitulado como permanente, pois a empresa não tem a intenção de vender; embora um dia venda para substituir, por exemplo, pela tecnologia mais nova.
No Balanço Patrimonial, que é uma demonstração contábil, o Ativo é situado no lado esquerdo. Evidencia onde a empresa aplicou os recursos e tem à sua disposição. O somatório representa os valores totais aplicados.
2.2) Passivo:
O Passivo representa as dívidas ou as obrigações que a empresa tem com terceiros, a curto e longo prazo. É a parte exigível do patrimônio, ou seja, valores que os credores cobrarão de acordo com o vencimento. Por isso, são consideradas as obrigações como elementos negativos. Enquanto os bens e direitos, elementos positivos. O Passivo também evidencia as origens de recursos alheios, provenientes de terceiros. Conforme a Lei 6.404/76, o passivo é composto de quatro grupos de contas:
- Passivo circulante (exigível curto prazo) – são as obrigações (dívidas) que a empresa tem para com terceiros, vencíveis num prazo de até um ano.
- Passivo exigível (longo prazo) – são as obrigações (dívidas) que a em- presa tem para com terceiros, vencíveis num prazo após um ano.
- Resultado de exercícios futuros – o resultado de exercícios futuros é um grupo de contas também posicionado do lado direito do Balanço Patrimonial, porém, pouco utilizado na prática.
No Brasil, por exemplo, seu uso é significativo apenas na atividade imobiliária. Contudo, não representam obrigações de entregar bens ou serviços. Nesse grupo de contas são contabilizados os lucros futuros, isto é, originados de uma receita que ainda acontecerá contabilmente.
2.3) Patrimônio Líquido:
Patrimônio líquido (compõe o passivo apenas por uma questão de equilíbrio) – o Patrimônio líquido é a situação líquida patrimonial
...