ADM - Sociologia
Ensaios: ADM - Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andimbh • 5/3/2014 • 382 Palavras (2 Páginas) • 2.706 Visualizações
ATIVIDADE 05 – esta atividade deve ser elaborada com fundamento especialmente na aula 08 e de alguns textos disponibilizados na plataforma do curso
No sistema Toyota a produção é flexível fabricam-se muitos modelos de produtos e em pequena quantidade em que a demanda puxa a oferta. Como num supermercado, os artigos são repostos nas prateleiras à medida que são vendidos. Quando alguém compra um carro, a montadora produz outro igual. As indústrias de autopeças, por suas vez, repõem os componentes. Dentro da fábrica, idem: o setor subseqüente "encomenda" o que necessita ao precedente. Para isso, as máquinas também têm de ser flexíveis.
Não há desperdício. Só a produção acrescenta valor ao produto. Transporte, estocagem e controle de qualidade são reduzidos ao mínimo. Pelo sistema just in time, as fornecedoras descarregam as encomendas num fluxo contínuo. Hoje a Toyota trabalha com estoques de apenas duas horas. Para coordenar tudo, o kanbam volta ao setor que a produziu: é a dica para fabricar uma peça igual.
O trabalho é polivalente. Desde 1955 um trabalhador da Toyota opera em média cinco máquinas. Mais tarde, formam-se equipes de oito que operam uma "ilha" de máquinas e ainda controlam a qualidade, fazem serviços simples de manutenção, limpam o maquinário. A "porosidade" cai a quase zero. É o trabalho "by stress" (sob tensão). Resultado: já houve no Japão mais do que 1.500 casos de karoshi (de karo, traballho estafante, e shi, morte), a morte súbita por estafa.
A terceirização vira norma. Em vez da verticalização, subcontratam-se se empresas - as "terceiras". Cada empresa se "focaliza" numa especialidade. A Toyota só produz 25% das peças de seus carros e controla tudo via participação acionária, créditos, fornecimento de tecnologia. A terceirização melhora a escala de produção, alivia crises e reduz custos. Mas os salários são de 30% a 50% dos da Toyota.
1. Aponte os principais impactos gerados pelas TRÊS REVOLUÇÕES DO CAPITALISMO e seus efeitos sobre: A produção; O mercado; A mão de obra; Os salários A vida dos trabalhadores.
2. Fundamentado nos estudos que realizamos, que as mudanças o pelo “Modelo de Gestão Japonês” ou “Toyotismo” está provocando na reorganização do trabalho? Quais as novas demandas deste modelo ao trabalhador? Que novos atributos ele vem exigindo dos trabalhadores? E que conseqüências produz sobre a vida e a saúde dos trabalhadores?
(respostas com até 20 linhas).
...