ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Exames: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcoseDeise • 23/4/2014 • 4.872 Palavras (20 Páginas) • 276 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4
3 INFLAÇÃO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6
4 METODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL 7
5 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar a Economia com um campo de conhecimentos especializados cujo interesse é a análise e previsão das atividades sociais relacionadas à produção e distribuição de produtos e serviços e também como um fator que exerce influencia significativa nos estudos econômicos e a interdependência entre os diferentes elementos que permeiam e estruturam a sociedade. Ela traz concepções culturais e politicas das pessoas, a divisão social do trabalho e as ações governamentais, os mercados internacionais.
Apresentarmos conceitos de Economia que motivam as analises e estudos das ações empresariais relacionadas à analise de investimentos em uma economia de mercado, mesmo não sendo de conformidade como costumam acontecer em discussão de doutrina econômicas. Esses conceitos básicos se encontram estabelecidos no contexto teórico denominado síntese neoclássica que combina os princípios da politica macroeconômica Keynesiana com os princípios da teoria microeconômica Waltrasiana.
Neste trabalho busca-se com intuito de demostrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Mudanças nas taxas de juros, câmbio,Inflação,além do crescimento externo são importante para a margem líquida da empresa de acordo com que foi pesquisado, Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.
Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.
2 MICROECONIMIA E MACROECONOMIA
1.1 MACROECONOMIA E RENTABILIDADE
Podemos entender a administração econômico-financeira de uma firma como uma espécie de Economia Aplicada, norteada por conceitos econômicos que se utiliza de práticas (sistemas e métodos) das Finanças.
A finalidade racional de uma empresa é o lucro. O lucro total L é dado pela diferença entre a receita R e os custos C. Obter R$ 15.000,00 de lucro é ter rentabilidade econômica? O que é e como calcular a rentabilidade econômica de uma empresa?
Uma forma da rentabilidade econômica é pelo cálculo da taxa de juros percentual (%/período) resultante da divisão do lucro por período - ou rendimento quando nos referimos a uma aplicação financeira -, pelo investimento inicial (capital inicial).
Para a firma, o lucro total pode ser calculado pela seguinte equação:
L = R-C
Equação 1.1 Cálculo do lucro tal de uma firma
Onde:
L = lucro
R = receita total
C = custo total
O cálculo do lucro total de uma empresa, que já é bastante complexo, pode não ser suficiente, pois ainda haverá o problema de como saber se o lucro é "bom", "justo", "máximo possível", "adequado" à nossa atividade. entra o conceito de rentabilidade. Como analisar a rentabilidade de uma firma? O cálculo de rentabilidade econômica de uma firma é denominado taxa de retorno (TR).
TR = L/I
Equação 1.2 Taxa de retorno (TR)
Onde:
TR = taxa de retorno (% por ano)
L = lucros no ano
I = investimento inicial
A maneira mais simples e imediata de analisa quão "razoável" é a taxa de retorno (TR) de uma empresa é compará-la com taxas de retorno que poderiam ser obtidas com aplicações alternativas, conhecidas como taxas que refletem o auto de oportunidade do capital (COC).
Atualmente a taxa básica de juros (taxa Selic) é anunciada pelo governo, com validade que pode variar de um ou mais meses, em uma reunião do chamado Comitê de Política Monetária (Copom), em abril de 2008 foi de 11,75% a.a. Essa taxa é dita taxa de juros nominal. Para se calcular a taxa de juros real é necessário subtrair uma expectativa de inflação.
A taxa real paga pelo Estado brasileiro pelos empréstimos governamentais atuais é calculada da seguinte forma:
(1 + tr) = (1 + tc)/(l + ti)
Equação 1.3 Cálculo da taxa básica de juros (real)
Onde:
tr = taxa básica de juros (real)
te = taxa Copom
ti = taxa de inflação (estimada)
Não só pessoas físicas
...