ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Trabalho Escolar: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SILVIO33 • 3/6/2014 • 567 Palavras (3 Páginas) • 418 Visualizações
1. Introdução
A proposta de Classificação e Codificação tem como objetivo a melhoria da Gestão Empresarial. Buscando facilitar e otimizar a identificação e localização dos itens em estoque. Bem como, facilitar a comunicação interna na empresa, evitar a duplicidade de itens; facilitar a padronização de materiais, permitindo as atividades de gestão de estoques e compras; obter um controle contábil dos estoques permitindo o pleno controle de estoque e de compras em andamento e de recebimento.
A classificação material visa estabelecer a identificação, a codificação, o cadastramento e a catalogação de todos os materiais da empresa, para agrupar de maneira uniforme e segundo critérios predefinidos, os dados identificadores dos diferentes itens de material empregados em uma empresa, de forma que fossem fornecidos e divulgados os elementos necessários aos diferentes fins de suprimento. Na codificação, proporcionará uma linguagem comum entre parceiros comerciais contribuindo para a eficácia no processo de comercialização dos produtos.
Como percebemos, as empresas sempre se preocuparam em identificar com facilidade a grande quantidade e diversidade de seus materiais. Pois a codificação representa por meio de um conjunto de símbolos alfanuméricos ou simples numéricos as características dos materiais, de maneira racional, metódica e clara, podendo traduzir como exemplo o Código EAN. Assim, alcançara o objetivo, definindo a sua catalogação, simplificação, especificação, normalização, padronização e codificação e todos os materiais componentes do estoque da empresa.
2. O que vem a ser Classificação e a Codificação de Materiais
A classificação de Materiais é um processo que reúne, agrupa os materiais por características semelhantes. O processo deve ser abrangente, flexível e prático. A Abrangência consiste em estabelecer uma variedade de características e, não, reunir apenas os materiais para serem classificados. A flexibilidade deve permitir a interface entre os diversos tipos de classificação e a praticidade requer uma classificação direta, objetiva e simples; visando estabelecer identificação, a codificação, o cadastramento e a catalogação de todos os materiais da empresa, atuando, portanto, como uma função meio destinada ao apoio das demais atividades de suprimento.
- Identificação de material: está é o primeiro e o mais importante passo para a classificação do material e consiste na análise e no registro dos principais dados individualizadores que caracterizam e particularizam um item em relação ao universo de outros materiais existentes na empresa. Busca estabelecer a identidade do material através da especificação das principais características do item. Elementos básicos necessários para a especificação:
1. Medidas;
2. Voltagem, amperagem, etc;
3. Tipo de acabamento;
4. Material empregado na fabricação;
5. Normas técnicas;
6. Referencias comerciais, compreendendo o número da peça, o número ou nome do modelo;
...