ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Dissertações: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulohedp • 22/10/2013 • 4.150 Palavras (17 Páginas) • 416 Visualizações
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
220418 – GERMANA THERESA LOPES LEMOS
220422 – GLENDA THERESA LOPES LEMOS
220463 – JHÉSSICA DOS SANTOS MORAIS
220438 – LEIANE KELVES ROSA ALVES
269656 – PAULO HENRIQUE OLIVEIRA DE ALENCAR
220464 – RAFAEL DA SILVA SOARES
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
DOM PEDRO – MA
SETEMBRO 2013
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
220418 – GERMANA THERESA LOPES LEMOS
220422 – GLENDA THERESA LOPES LEMOS
220463 – JHÉSSICA DOS SANTOS MORAIS
220438 – LEIANE KELVES ROSA ALVES
269656 – PAULO HENRIQUE OLIVEIRA DE ALENCAR
220464 – RAFAEL DA SILVA SOARES
Desafio elaborado pra fins de avaliação do Curso de Administração referente ao Módulo – Administração de Materiais e Logística, elaborado sob orientação da Professora EAD Me. Luiz Manuel Palmeira e da Professora local Adriana Magalhães.
DOM PEDRO – MA
SETEMBRO 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................ 4
1. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS........................5
2. LOGÍSTICA DE ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO E GESTÃO DE ESTOQUES...8
3. LOGÍSTICA NAS EMPRESAS LOCAIS........................................................................10
4. GERENCIAMENTO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES.......13
5. MELHORIAS NA GESTÃO DE MATERIAS.................................................................14
CONCLUSÕES ......................................................................................................................15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................................16
INTRODUÇÃO
A finalidade da Administração de Materiais é assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram na fabricação dos bens e de outros em decorrência da programação conjunta das áreas de vendas e de produção.
A otimização dos investimentos em estoques (aumento do uso eficiente dos meios de planejamento e controle) é um dos principais objetivos da gestão de materiais. Com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido.
Um sistema de materiais deve estabelecer uma integração desde a previsão de vendas, passando pelo planejamento de programa-mestre de produção, até a produção e entrega do produto final.
Deve estar envolvido na alocação e no controle da maior parte dos principais recursos de uma empresa: fabricação, equipamento, mão-de-obra e materiais (matéria-prima, produtos intermediários, sucatas, produto acabado, de consumo, de escritórios e de terceiros).
A grande questão é determinar a quantidade ideal de estoque e alinhar as compras de matérias primas de acordo com o fluxo de caixa da empresa. Mas para isto é necessário fazer um estudo de perfil da empresa e de seus administradores e entender suas necessidades para que isto não se torne um fator negativo.
Para que se tenha um ciclo de processos funcionando corretamente e uma eficiente administração de materiais faz-se necessário ter muita disciplina e organização.
1. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Podemos definir Administração de Recursos Materiais e patrimoniais como a atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos e comprar até a entrega do produto terminado para o cliente. (FRANCISCHINI & GURGEL, 2002).
É um sistema integrado com a finalidade de prover a administração, de forma contínua, recursos, equipamentos e informações essenciais para a execução de todas as atividades da Organização.
Recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações diárias, para construção do seu produto final. Esses itens ou materiais podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria-prima, produto em processo e produto acabados.
Materiais auxiliares, não incorporam no produto final, como por exemplo, material de escritório, que também podem ser chamados de materiais indiretos ou não-produtivos. Matéria prima é o material que incorpora no produto final, também conhecido como materiais diretos ou produtivos. Produtos em processo são os que estão em fase de fabricação, e podem ser identificados como materiais que estão no meio da fabrica. Produtos acabados, é o produto final que está pronto para ser comercializado. (MARTINS; CAMPOS 2000, p.93-94)
Segundo Idalberto Chiavenato em Manual de Administração de Materiais. “A administração de materiais consiste em se ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local certo e no tempo certo à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa”.
A administração de recursos materiais tem como objetivo abastecer de maneira contínua, a empresa com materiais que seja importantes e indispensáveis para as suas atividades, visando, qualidade do material, quantidade necessária, prazo de entrega, preço e condições de pagamento.
Com boa qualidade do material a empresa busca aceitação dentro e fora da empresa. Com o controle de quantidade busca suprir a necessidades
...