ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Artigos Científicos: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RENATAB • 25/11/2014 • 2.163 Palavras (9 Páginas) • 363 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nos tempos modernos, os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá como pode. Em algumas organizações os colaboradores são vistos como desenvolvedores de conhecimento.
O processo de Gestão de Pessoas se compõe em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc.
Alguns processos que foram citados acima são dependentes um do outro, e devem ser tratados de forma a se complementarem. A importância hoje está em praticas de organização onde juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos: Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe.
Os colaboradores, no contexto organização, estão tendo que aprender rapidamente e optar em aceitar a transformação e os desafios impostos, diariamente, por essa gestão moderna. Enfim, gestão de pessoas é o “cargo” gerencial que implica a cooperação dos colaboradores que atuam nas organizações para o êxito nos objetivos tanto profissionais quanto individuais.
Passo 2
RESUMO DO FILME “ TEMPOS MODERNOS ”
Este relatório terá como base a Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais, baseado também no filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, que trata do último filme mudo de Chaplin “Tempos Modernos”, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego. Nossa primeira etapa será Introdução à moderna Gestão de pessoas.
Os funcionários passam parte de suas vidas exercendo suas funções em organizações e são totalmente dependentes delas para sua sustentação pessoal e profissional. Já as organizações são dependentes dos colaboradores para produzir seus bens e serviços, atender os clientes, etc.
Passo 3
Relatório
De inicio, definição do assunto: Gestão de pessoas - “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998)
Podemos ver que no filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos”, a obrigação dos colaboradores em fazer seu trabalho sem parar era o essencial independente se os mesmo sentiam fome, dores, cansaço ou qualquer outro tipo de reação que o trabalho incessante causa. Independente de qualquer coisa, o que mais importava para empresa era ganhar dinheiro.
Porem a prioridade era recuperar a economia abalada pela crise combatendo seu principal problema social: o desemprego.
Já o processo de Gestão moderno de Pessoas se compõe em várias atividades: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. Neste novo processo de gestão o conhecimento e o potencial humano são a grande vantagem para a organização se manter no mercado. As organizações que estão praticando ou se adequando a Gestão de Pessoas, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são tratados como parceiros têm mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos.
Na moderna Gestão de Pessoas, os colaboradores constituem o mais importante recurso das organizações. O desenvolver dessa nova gestão é representado pela íntima interdependência das empresas e dos colaboradores. O relacionamento entre eles, antes considerado competitivo, hoje é baseado na solução do tipo ganha-ganha.
Ela é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais valioso de uma empresa, o empregado, que nada mais é do que as pessoas que a compõe e as faz enriquecer. O que não acontecia na antiga gestão de pessoas, onde seus limites de trabalho não eram respeitados, e seus superiores apenas pensavam em enriquecer e manter a indústria funcionando.
ETAPA 02
Descrição da Empresa
O McDonald's é a maior e mais conhecida empresa de serviço rápido de alimentação do mundo. Presente em 119 países através de operações próprias ou franquias, a marca atende diariamente a mais de 64 milhões de clientes, que fazem suas refeições em mais de 33 mil restaurantes.
Desde agosto de 2007, após uma mudança estratégica da companhia, a licença exclusiva para operar a marca McDonald’s na América Latina foi concedida a Arcos Dourados, uma empresa de capital 100% latino-americano, que assim se tornou a maior franquia da marca em todo o mundo e a maior operadora de restaurantes da América Latina. Essa mudança trouxe maiores desafios e mais investimentos para expansão da rede. A Arcos Dourados fechou o ano de 2011 como uma das 5 maiores empregadoras da América Latina, com mais de 86 mil funcionários diretos, e operando mais de 4 mil pontos de vendas, em 20 países (Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Saint Thomas, Saint Croix, Trinadad y Tobago, Uruguai e Venezuela).
Em 2011 a Arcos Dourados atingiu o maior faturamento anual obtido pela marca McDonald’s desde que foi aberto o primeiro restaurante latino-americano em Porto Rico, há 42 anos. As vendas líquidas superaram os US$ 3,65 bilhões, atendendo a mais de 4 milhões de clientes por dia. Com esse resultado, a Arcos Dourados consolidou-se, como uma das 100 maiores empresas privadas da América Latina já em seu primeiro ano de operação.
O Brasil é um mercado estratégico para a empresa, pois representa quase 50% de suas vendas. A Arcos Dourados Brasil obteve em 2011 um faturamento de R$ 1,9 bilhões com mais de 1.400 pontos de vendas distribuídos por 24 estados.
A Arcos Dourados ocupa o posto de um dos maiores empregadores também no Brasil, com mais de 50 mil funcionários, que atendem diariamente a mais de 1,6 milhão de clientes. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas realizado por conta dos 30 anos de operação da marca McDonald’s no Brasil, esse contingente corresponde a quase 4% do total de funcionários com carteira assinada de todo o setor de alimentação do Brasil. O mesmo estudo ressalta que os empregos
...