ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Artigo: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AULAS • 25/2/2015 • Artigo • 417 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
Administração de Recursos Humanos
A relação entre Filme Tempos Moderna e A Moderna Gestão de Pessoas é uma demonstração de como era o tratamento no século XX, o filme se passa após a crise de 1929, mostrando um cenário cômico onde o operário era submetido a uma linha de produção rotineira, sem muitas qualificações.
Na época de Taylor que foi considerado "Pai da Administração Científica" iniciou uma ideologia que não havia importância ao risco no processo ou na qualidade de vida, o importante era a produtividade, o seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial o trabalho era muito árduo e sem direitos previamente estabelecidos.
O setor de RH daquela época era encarado como um “capataz” que fazia com que a produção das fabricas trabalhassem sob pressão física e psicológica, o que se faz diferente nos dias de hoje embora as organizações tenham percebido a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno, as coisas não mudaram muito na rotina de alguns trabalhadores, que até hoje é usada por qualquer indústria, movimentos repetitivos que causa DOR (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) ou LER (Lesões por Esforços Repetitivos), a função do RH agora é trazer o trabalhador cada vez mais para o lado da empresa transformando-lhes em “colaboradores” sendo eles parceiros da organização.
Sem duvidas a área mais afetada com a A Moderna Gestão de Pessoas foi o RH a empresa tem o dever de deixa clara sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamentos, benefícios e recompensas, a fim de proporcionar motivação e com isso o profissional se sente engajado em participar da estrutura como um todo.
As novas tecnologias, globalização e conhecimentos influenciam muito nessa mudança, o empregado quanto mais conhecimento ele adquiri mais ele se especifica no que faz conseguindo exercer melhor a sua função.
O que fica evidente é que independente da época ou situação, estamos em constante mudança, tanto na empresa quanto na formação psicológica do colaborador. Temos leis trabalhistas e sindicatos que estão diretamente ligados no bem do operário e lutando pelos seus direitos dentro da organização.
O que podemos ressaltar com esse paralelo é que o foco nos dias de hoje é a parceria entre empresa e colaboradores podendo assim melhorar a qualidade de vida e o cumprimento das tarefas, a forma de ver o trabalhador ela foi completamente estruturada para um lado mais humano porem a forma em exercer as tarefas ela ainda exige mais produtividade com eficiência.
...