ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
Casos: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mnika • 26/11/2014 • 1.795 Palavras (8 Páginas) • 292 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD 0237)
07/07/14
RESUMO
O tema liderança e motivação têm sido discutido dentro das organizações como aspecto de maior produtividade. Apenas um bom salário já não atende mais aos anseios dos funcionários, e sim, uma série de atitudes voltada para a valorização e a auto realização no ambiente de trabalho. Este artigo tem como objetivo identificar o conceito de motivação, como é aplicado dentro das organizações e sobre a liderança que está envolvida constantemente com mudanças, tendo o privilégio de poder motivar seus subordinados para extrair o melhor de cada um, atingindo resultados cada vez mais satisfatórios, agregando valor e fazendo com que a equipe atinja um nível mais elevado de eficiência. Após a análise de vários autores, pode-se concluir que o líder contribui fortemente para a motivação dos empregados, mas a vontade de querer mais, de buscar a realização dos sonhos e entusiasmo para dar o melhor de si, vem de cada um.
Palavras-chave: Liderança; Motivação; Líder.
1 INTRODUÇÃO
A liderança constitui um papel importante da administração de recursos humanos.
Atualmente, tem se discutido que líderes eficazes motivam, partilham ideias, estabelecem estratégias, criam uma missão, partilham inspiração, demonstram empatia, enfim, eles se importam em doar-se de forma dedicada aos liderados e sabem quando se afastar.
Um líder que esteja motivado e seja motivador terá objetivos definidos e planejara trabalhos afim de participar ativamente de todo o processo junto aos seus colaboradores.
Atualmente as empresas necessitam de uma liderança que produza resultados positivos.
2 CONCEITO DE LIDERANÇA
Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância. A principal atividade de um gestor ou líder é a de conduzir pessoas, como o próprio nome indica, sabendo para isso lidar com elas e conseguir os melhores resultados.
Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um organismo vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo.
Um líder deve ser uma pessoa entusiasta, que gere estimulo e exemplo para os seus comandados. São os exemplos que arrastam como já afirmava Santo Agostinho no séc. IV: "As palavras comovem, os exemplos arrastam".
Um líder compreende a natureza especial do contrato social e moral existente entre lideres e seus seguidores. O poder do líder bem como sua habilidade em produzir resultados, depende de seus seguidores. Sendo assim, ele deve trabalhar cooperativamente com eles para alcançar objetivos sobre os quais concordam. Contudo uma liderança forte é um dos fatores mais importantes, se não o único absolutamente necessário, para se obter sucesso nas atividades humanas que dependem de cooperação. Desse modo, um líder é encarregado da responsabilidade de impor, exercendo o poder apropriado, ordens e disciplina de qualquer nível necessário para realizar objetivos. Ele assim o faz usando em parte um sistema de recompensas e penalidades que seja considerado justo por seus seguidores (KRAUSE, 1999 P.81).
3 ORIGEM DA LIDERANÇA
Foi na região da Mesopotâmia onde provavelmente começou a História. A Mesopotâmia corresponde em grande parte ao atual território da República do Iraque. Começara ali os vestígios da liderança, a necessidade de se viver em conjunto, em sociedade, surgiu lideres para que este projeto fosse seguido.
De entre os feitos desta civilização destacam-se a invenção da escrita cuneiforme (a mais antiga forma registrada para representar sons da língua, em vez dos próprios objetos). A linha histórica da humanidade demonstra que as transformações a as evoluções acontecem desde que o homem desenvolveu os conhecimentos e habilidades necessárias para trabalhar o meio físico, simplificá-lo e transformá-lo segundo suas carências. Por ser criativo, ele inventou as roupas, os abrigos, os instrumentos, as ferramentas, a linguagem e outros dispositivos que, somados a estes, aceleraram os processos de mudança, desencadearam o progresso e o surgimento das organizações.
4 TIPOS DE LÍDERES
Existem 6 tipos de líderes.
4.1 AUTORITÁRIO
É aquele que determina as ideias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. É extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro do grupo. Conduta condenável, esta postura não é válida este tipo de comportamento. É uma pessoa ditadora e soberana, o que comanda o grupo só pensando em si, não aceita as ideias de outro membro do grupo e diminui o grupo. Tem como consequência um grupo de modo geral hostil e distante por causa do medo.
4.2 INDECISO
Não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas.
Tem como consequência um grupo com tendência a ficar desorganizado, gera insegurança e atritos, é como um barco sem leme, não sabe para onde vai.
4.3 DEMOCRÁTICO
É o líder do povo, pelo povo, e para com o povo, preocupa-se com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir. Aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o grupo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados. É impessoal e objetivo em suas críticas e elogios. Para ele, o grupo é o centro das decisões. Acreditamos que a ação do líder democrático é de suma importância para
...