ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DE OBRAS - Canteiro de obra & Escritório de arquitetura
Por: Marcelo Melo • 27/4/2015 • Monografia • 3.086 Palavras (13 Páginas) • 376 Visualizações
[pic 1]
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DE OBRAS -
Canteiro de obra & Escritório de arquitetura
Manaus/AM
Outubro - 2014
Professor(a): Edmar Andrade
Aluno: Marcelo Melo da Silveira
Turma: Arq081
ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DE OBRAS -
Canteiro de obra & Escritório de arquitetura
Trabalho de Pesquisa apresentado à disciplina Administração e planejamento de obras , ministrado pelo Prof. Edmar Andrade, exigido como requisito para obtenção da nota da 1ª. Avaliação.
Manaus/AM
Outubro - 2014
Sumário
Introdução..........................................................................................4
1.0 Canteiros de obra........................................................................5
1.1 Tipologia de canteiros de obra..................................................5
1.2 Elementos de canteiros de obra................................................7
2.0 Segurança no canteiro de obra..................................................9
3.0 Como funciona um escritório de arquitetura...........................9
3.1 Contador.....................................................................................10
3.2 Como abrir um escritório.........................................................10
3.3 Impostos.....................................................................................11
3.4 Advogado...................................................................................11
3.5 Infra estrutura............................................................................11
3.6 Capital de giro...........................................................................11
3.7 Serviços oferecidos..................................................................11
Conclusão.........................................................................................13
Referências.......................................................................................14
Introdução
Este trabalho visa estudar a elaboração dos canteiros de obras e as normas regulamentadoras vigentes, procurando identificar quais são os principais elementos de canteiro de obras, quais suas relações com as normas de segurança do trabalho e como a organização do canteiro influencia na produtividade e na diminuição dos riscos de acidentes e o melhor entendimento de como funciona e como se inicia um escritório de arquitetura mostrando os princípios básicos de sua fundação e dos meios necessários para sua administração e seus serviços oferecidos.
1.0 Canteiros de obra
O canteiro de obras pode ser definido como a área destinada à execução das atividades do ambiente da obra e instalação das ferramentas e equipamentos, que são de uso indispensável para realização dessas. Segundo a NR-18 (1996), canteiro de obras é a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. De acordo com a NB-1367 (1991), o canteiro de obras se destinada à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência. Quanto à definição do tamanho das instalações de um canteiro, esse dependerá do tamanho e da localização do projeto que deverá ser realizado, e quando bem projetado o canteiro, é possível gerar impactos significativos nos custos e duração da obra. É necessário para instalação do canteiro: definir o escopo da construção; realizar análise do empreendimento – os objetivos do proprietário e as particularidades a serem observadas; desenvolver o Plano de Execução da Construção; definir, estruturar o método de execução da obra e estabelecer fluxograma de materiais;estruturar os processos de construção, e ordenar as fases de execução da obra; detalhar as fases, e definir como serão executadas; projetar as instalações, da “fábrica” e as operacionais auxiliares; estabelecer cronograma de execução da obra; definir as equipes de construção e estruturar o seu comando; estabelecer princípios – os de gerenciamento – e de controle de seu andamento.
Sendo ainda indispensável à análise, de alguns requisitos considerados importantes ao se definir o local ideal para instalação do canteiro, tais como: o local que o canteiro de obras será possivelmente instalado deverá ser permanente até o fim da construção sem atrapalhar a execução dos trabalhos, ou seja, o andamento da obra; proximidade dos diversos setores entre si e do ponto d água; e obter espaços livres laterais para descarregamento e transporte de materiais.Quanto à organização do canteiro, cada tipo de canteiro de obras corresponde uma forma de organização do mesmo, já que existem diferentes formas de transporte e movimentação de materiais e operários, diversos tipos de equipamentos, localização das instalações do canteiro entre outros. A sequência de execução das atividades também variará conforme o planejamento podendo existir várias frentes de serviço sendo executada ao mesmo tempo.
1.1 Tipologia de Canteiros de Obras
Outro aspecto relevante ao estudo do canteiro é justamente referente à sua tipologia, sendo específico para cada projeto. Com relação à tipologia, os canteiros de obras podem ser: restritos, amplos e longos e estreitos. Os canteiros restritos podem ser encontrados com maior frequência nos grandes centros das cidades ou onde o custo por área construída é mais elevado, tendo em vista que neste caso as edificações ocupam geralmente o terreno total na tentativa de aproveitar o máximo de lucro. É necessário ter uma atenção e um cuidado em especial no planejamento de canteiros restritos, demonstrando clareza e objetividade nos critérios adotados. Ainda considerando a tipologia os canteiros considerados amplos são aqueles no qual a edificação ocupa uma pequena parte do terreno completo, contribuindo com espaços significantes para o fluxo de materiais e pessoas, disponibilização de áreas para estocagem e recebimento. Os longos e estreitos possuem poucas vias de acesso ao canteiro, impossibilitando o fluxo ideal de materiais e trabalhadores necessário no decorrer da execução da obra. As Figuras 1, 2 e 3 referem-se ao esquema dessa tipologia, sendo restritos, amplos e longos e estreitos, respectivamente.
...