ADMINISTRAÇÃO - PLANEJAMENTO
Ensaios: ADMINISTRAÇÃO - PLANEJAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissacontabill • 27/6/2013 • 836 Palavras (4 Páginas) • 2.266 Visualizações
5.1 O QUE É PLANEJAMENTO? POR QUE ELE É TÃO IMPORTANTE PARA A ADMINISTRAÇÃO? QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CRÍTICAS CONTRA O PLANEJAMENTO FORMAL NAS ORGANIZAÇÕES?
Planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades, tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito e como deve ser feito. Com o dinamismo ambiental que caracteriza as empresas contemporâneas, a importância do planejamento torna-se mais evidente, as organizações precisam planejar para enfrentar as mudanças que ocorrem na economia, na política, na cultura, nos estilos de vida, na tecnologia etc. O processo de planejamento faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização, pois o planejamento proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o autoconhecimento organizacional e fornece consistência. O planejamento parte da premissa de que o futuro é previsível, premissa essa que pode não se verificar, esse é uma das principais criticas ao planejamento, ele não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico, e outro argumento é o que o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional.
5.2 QUAL A DIFERENÇA DE PLANOS E OBJETIVOS? DÊ EXEMPLOS. COMO PODEM SER CLASSIFICADOS OS DIFERENTES TIPOS DE PLANOS?
Os objetivos especificam os estágios futuros que a organização busca atingir, os planos estabelecem os meios para alcança-los. Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas. Os planos podem ser estratégicos, táticos ou operacionais, de acordo com o nível organizacional respectivo.
5.3 QUAIS SÃO AS CARACTERISTICAS QUE OS OJETIVOS BEM DEFINIDOS DEVEM TER? SERIA MELHOR NÃO TER OBJETIVOS DO QUE TER OBJETIVOS QUE NÃO SATISFAZEM ESSAS CARACTERISTICAS?
Os objetivos bem definidos devem ser específicos, mensuráveis, desafiadores, definidos no tempo, coerentes e hierarquizáveis. Mesmo que o objetivo da organização não tenha todas essas características ainda assim é importante que a empresa tenha objetivo, pois sem eles ela não teria um alvo a alcançar e seria como palha no vento.
5.4 QUAIS SÃO AS DIFERENTES OPÇÕES ESTRATÉGICAS DE NÍVEL CORPORATIVO? DÊ EXEMPLOS.
A estratégia corporativa busca justiçar cada um dos negócios e conferir sentido à sua articulação na organização. Por meio da estratégia corporativa se define o rumo da organização como um todo e o papel e a relevância de cada uma de suas unidades de negócios. É nesse nível de decisão estratégica que se especificam os negócios em que a organização deve estar presente e se alocam os recursos corporativos pelas diferentes unidades de negócios em função das prioridades corporativas. Pode se dividir em: Estratégia de crescimento, de estabilidade e de retração. Assim a compra ou venda de negócios ou a criação de jointventures com outras organizações são exemplos de estrat6égias de nível corporativo.
5.5 O QUE É A MATRIZ BCG E COMO ELA PODE APOIAR A FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA CORPORATIVA? QUAIS SÃO
...