ALCOOL E DIREÇÃO
Artigo: ALCOOL E DIREÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rodrigowandalett • 29/10/2014 • Artigo • 346 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
ÁLCOOL E DIREÇÃO:
O álcool faz parte da cultura humana desde antigas civilizações. Teve sua origem no período Neolítico, na aparição da agricultura e foi a partir de um processo de fermentação ocorrido naturalmente. Foi aí que o ser humano passou a consumir e atribuir diferentes significados ao uso do álcool, o qual não era só usado socialmente, mas com finalidades curativas e em cerimônias religiosas. O uso de bebidas alcoólicas é um costume extremamente antigo e tem atravessado gerações.
Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, feita em parceria com o hospital Miguel Couto, levantou que cerca de 30% das vítimas de acidentes de carro que deram entrada no hospital tinham bebido ou se drogado.
A embriaguez é a principal causadora de acidentes de automóveis apontada pelos médicos. Eles estimam que, para cada pessoa que é atendida por causa de acidentes de trânsito, três nem chegam aos hospitais. Isso porque não se machucaram, tiveram lesões leves ou, simplesmente, morreram no local.
Tudo isso pode acontecer com uma pessoa que tenha no organismo cerca de 0,6 mg de álcool por litro de sangue. Isso equivale a uma pessoa de 70 quilos consumir três latas de cerveja ou três doses de uísque.
O álcool provoca três estados mentais bastante distintos: euforia, confusão e depressão. Após as primeiras doses, o motorista se sente todo-poderoso. Eufórica, a pessoa perde o medo e o bom senso. Fica confiante, pisa fundo no acelerador e faz manobras ousadas.
O estágio seguinte é marcado pela confusão mental, que reduz o raciocínio e os reflexos. Por fim, o motorista embriagado entra em depressão, fica desatento e cansado, podendo até dormir. 'É a fase na qual ocorre a maioria dos acidentes. Sonolento, o motorista perde a capacidade de reação'.
Eu acredito que o transito é uma guerra incontrolável, pois muitos bebem e dirigem sem pensar no risco que causam a elas e aos próximos. Por ser uma droga legalizada ela é consumida livremente, causando muita dor em familiares e amigos. Apesar de a lei estar mais rígida a fiscalização e muito fraca, colocando muitas pessoas em situação de risco.
...