ALFABETO, ORIGEM E PRINCIPAIS CRIADORES DOS SINAIS
Artigo: ALFABETO, ORIGEM E PRINCIPAIS CRIADORES DOS SINAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vcerqueirap66 • 6/10/2014 • 351 Palavras (2 Páginas) • 645 Visualizações
ALFABETO, ORIGEM E PRINCIPAIS CRIADORES DOS SINAIS
Na antiguidade, os surdos não eram considerados seres humanos competentes., pois a fala era resultado do pensamento, concluindo com isso que estes não pensavam.
A partir da Idade Média, começam a surgir os primeiros educadores:
Pedro Ponce de Leon
É somente então no século XVI, período considerado como a modernidade, que surgem os primeiros educadores de surdos. O monge beneditino espanhol Pedro Ponce de Leon (1520-1548) foi um importante educador, além de fundador de uma escola de professores de surdos. Utilizava a datilologia – representação manual das letras do alfabeto, a escrita e a oralização como metodologias de ensino
Charles Michel de L’Epée
O século XVIII é considerado o período mais fértil da educação surda, face ao aumento do número de escolas e do ensino de língua de sinais. Os surdos podiam aprender e dominar diversos assuntos, bem como exercer várias profissões. Destacou-se na época, o abade francês Charles Michel de L’Epée (1750), que criou os “sinais Metódicos”, uma combinação de língua de sinais com gramática sinalizada francesa. Este educador transformou sua casa em escola pública e acreditava que todos surdos deveriam ter acesso à educação. No mesmo século, o alemão Samuel Heinick (1754) esboçou as primeiras noções da filosofia oralista.
Thomas Hopkins Gallaudet
No século seguinte, nos Estados Unidos, Thomas Hopkins Gallaudet e Laurent Clerc (1815) unem o léxico da língua de sinais francesa com a estrutura da língua francesa, adaptando para o inglês, em 1815. Disto surgiram os primeiros esboços da comunica total. Em 1884 é fundada a primeira universidade para surdos em homenagem ao pesquisador, a Univerdade Gallaudet. Atualmente. Além desta, exite apena a Tsukuba College of Technology (Japão)
Ernest Huet
No Brasil, percebemos a convivência das três principais abordagens pedagógicas, em que divergências sempre existiram – oralismo, comunicação total e bilinguismo. A educação surda iniciou aqui durante o segundo Império quando Dom Pedro II trouxe o professor surdo francês Ernest Huet. Em 1857 foi fundado o Instituto Nacional de Surdos-Mudos (atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES). EM 1911 Foi estabelecido o oralismo puro, contudo, de forma marginalizada, outras filosofias perduraram.
...