ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
Tese: ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fpedro25 • 10/6/2013 • Tese • 4.409 Palavras (18 Páginas) • 272 Visualizações
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
Etapa 1
AULA-TEMA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO.
Esta atividade é importante para que você conheça os fundamentos de Programação, como Noções de Algoritmo, Pseudo Linguagem, Estrutura de um Programa, representação de Dados e Variáveis e Operadores.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1
1. Fazer a leitura individual de: Introdução à Programação de Computadores para Cursos de
Engenharia e de Automação. Disponível em:
<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QTzluaU4yX1JRYTg/pre
view>. Acesso em: 17 set. 2012. Buscar compreender os princípios da Construção de
Algoritmos.
2. Fazer a leitura individual de: Algoritmos Computacionais (Programas). Disponível
<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx2ZnHfyWt9QMnFjLXd4OHZ3V28/p
review>. Acesso em: 17 set. 2012. Buscar compreender os princípios da Representação de Dados e variáveis.
3. Fazer a leitura individual do capítulo 1: Introdução do livro texto da disciplina de
Algoritmos e Programação (MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C. 1ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. p. 2 a 26) focando a leitura em Conceitos fundamentais de Programação em Linguagem C.
Passo 2
Fazer a discussão do conteúdo do texto lido, e registrar as informações referentes ao conteúdo do texto lido e registrar em um relatório os programas e análises de qualidade e complexidade, com destaque para:
• Noção de Algoritmos.
• Pseudo Linguagem.
• Estrutura de um Programa.
• Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis.
• Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais.
• Características do ambiente de desenvolvimento C.
NOÇÃO DE ALGORITMOS;
Algoritmos são soluções computacionais, que nos ajudam a solucionar os diversos problemas do dia a dia. Ou seja: é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas. Temos que ter o mínimo de noção em algoritmos, porém os resultados finais ou ações dependem de um comando prático e que se faça entender para a sua realização.
PSEUDOLINGUAGEM:
A pseudolinguagem tenta aproximar os algoritmos da linguagem natural. Desta forma teremos uma linguagem simplificada aproximando a linguagem dos computadores da natural. O Português é a pseudolinguagem que mais usaremos, pois ela permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo.
ESTRUTURA DE UM PROGRAMA:
É uma coleção de diversas variáveis, com tipos possivelmente diferentes. Em C, os registros são declarados através da palavra reservada struct. Exemplo de uma estrutura em C:
1 struct aluno {
2 char nome [30];
3 int matricula;
4 char curso [30];
5 };Estruturas
Para acessar um campo específico de uma estrutura, deve-se compor o nome do campo que se deseja acessar com o nome da estrutura. Essa composição é feita utilizando-se do ponto (.).
Estruturas
1 struct aluno a1, a2;
2 strcpy (a1.nome, “João”);
3 a1.matricula=123456;
4 strcpy (a1.curso, “Engenharia”);
5 a2=a1;
6 if (a2==a1) {
7 printf(“São iguais.\n”);
8 } Estruturas
A função strcpy copia uma string de origem para uma string de destino, já que em C não é possível realizar esta operação diretamente. Por exemplo, a instrução a1.nome=”João” seria identificada como erro pelo compilador.
Isto ocorre porque uma string é considerada como um vetor em C e, como tal, deve ser manipulada elemento a elemento. A manipulação de strings em C é feita através das suas funções e a comparação de duas strings é possível através da função strcmp (string1,string2), que compara a string1 com a string2. Se as duas forem idênticas, a função retorna zero. Se elas forem diferentes, a função retorna outro valor.
A Linguagem C ainda oferece um recurso de se renomear tipos de dados primitivos. Isto é feito através do comando typedef. Um exemplo de utilização para typedef é:
Typedef int Tipo Contador;
Typedef char* Tipo palavra; Estruturas
Sendo possível usar typedef nas estruturas.
Exemplo:
1 struct tno{
2 char* palavra;
3 int contador;
4 };
5 typedef struct tno TipoNo;Estruturas
Variáveis podem então ser definidas utilizando-se esse novo nome, como uma espécie de apelido. No exemplo a seguir, a declaração de variável está sintaticamente correta:
TipoNo meuNo;
meuNo.contador=1; Vetores
Os vetores, também chamados de arrays, é uma forma de armazenar vários dados, em uma única variável, sendo estes dados acessíveis por meio de um índice numérico. Os vetores devem sempre conter dados do mesmo tipo. Sendo que a representação de matrizes segue a mesma regra dos vetores, diferenciando-se apenas com relação á quantidade de dimensões.
TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIÁVEIS:
Os tipos primitivos de dados são atômicos,
...