ALGORITMOS, FLUXOGRAMAS E PSEUDOCÓDIGOS
Tese: ALGORITMOS, FLUXOGRAMAS E PSEUDOCÓDIGOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LeonidasFerreira • 9/9/2013 • Tese • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 512 Visualizações
EXPERIÊNCIA 1
ALGORITMOS, FLUXOGRAMAS E PSEUDOCÓDIGOS.
1. OBJETIVOS
Desenvolver a capacidade de conceber, projetar, documentar e analisar sistemas, produtos e processos, com ênfase na expressão de problemas computacionais e documentação de algoritmos em forma de fluxogramas e pseudocódigos.
2. INTRODUÇÃO
Um sistema de controle de processos tipicamente encontrado nas industrias é mostrado na figura ao lado. O processo industrial transforma insumos (entradas) em produtos (saídas) através de um conjunto de processos produtivos. Na concepção, projeto, desenvolvimento e testes desses sistemas há necessidade de modelar o processo industrial, e principalmente as ações do controlador. Este controlador tipicamente é implementado utilizando computadores, microprocessadores e/ou microcontroladores ou também através de Controladores Lógicos Programáveis (CLPs).
3. PROBLEMAS & ALGORITMOS
Dado o objetivo do processo industrial (problema), este deve ser descrito por um algoritmo para permitir sua implementação como um programa de controle através de uma linguagem de programação.
Para exemplificar e ilustrar os conceitos, o texto a seguir foi adaptado de material disponível na Internet (http://mail.di.ubi.pt/~programacao/capitulo6.pdf) , a figura 2 mostra esquematicamente a idéia.
• Para resolver um problema no computador é necessário que seja primeiramente encontrada uma maneira de descrever este problema de uma forma clara e precisa.
• É preciso encontrar uma seqüência de passos que permita que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva. Esta seqüência de passos é chamada de algoritmo.
• A noção de algoritmo é central para toda a computação.
• A criação de algoritmos para resolver os problemas é uma das maiores dificuldades dos iniciantes em programação em computadores.
3.1 Exemplo de Problema: Como fazer um bolo?
Uma receita é uma descrição dum conjunto de passos ou ações que fazem a combinação de um conjunto de ingredientes com vista a obter um produto gastronômico particular.
Algoritmo:
Um algoritmo opera sobre um conjunto de entradas (farinha, ovos, fermento, etc. no caso do bolo) de modo a gerar uma saída que seja útil (ou agradável) para o utilizador (o bolo pronto).
Algoritmo da receita de bolo:
1) Bater duas claras em castelo;
2) Adicionar duas gemas;
3) Adicionar uma xícara de açúcar;
4) Adicionar duas colheres de manteiga;
5) Adicionar uma xícara de leite de coco;
6) Adicionar farinha e fermento;
7) Colocar numa forma e levar ao forno em fogo brando.
3.2 Desenho de algoritmos/programas
• De um modo geral, pode-se considerar que um algoritmo é uma descrição, passo-a-passo, de uma metodologia que leva à resolução de um problema ou à execução de uma tarefa.
• A programação consiste na descrição precisa desse algoritmo, segundo uma linguagem ou terminologia específica.
• Assim, deve-se considerar que existem três fases distintas na elaboração de programas:
o A análise do problema (especificação do problema, análise de requisitos, pressupostos, etc.)
o A concepção do algoritmo
o A tradução desse algoritmo na linguagem de programação
3.3 Passos na construção de algoritmos
• Compreender o problema
• Identificar os dados de entrada
• Identificar os dados de saída
• Determinar o que é preciso para transformar os dados de entrada em dados de saída:
o Usar a estratégia do dividir-para-conquistar
o Observar regras e limitações
o Identificar todas as ações a realizar
o Eliminar ambigüidades
• Construir o algoritmo
• Testar o algoritmo
• Executar o algoritmo
3.4 Método Cartesiano de Dividir-Para-Conquistar
• Também é o conhecido por método descendente (top-down method) ou método de refinamento passo-a-passo
• Este método consiste em dividir um problema em partes menores (ou subproblemas) de modo a que seja mais fácil a sua resolução.
Exemplo: Fazer suco de laranja?
• Lavar laranja;
• Partir laranja ao meio;
• Espremer laranja;
• Filtrar o suco;
• Servir o suco.
• Passo-a-passo significa que cada passo é completado antes que o próximo comece.
Exemplo: é impossível “ver telejornal” antes de executar por inteiro o passo anterior de “ligar a TV”
3.5 Características fundamentais de um algoritmo
Um algoritmo deve ter 5 características fundamentais:
• Finitude: um algoritmo deve sempre terminar após um número finito de passos.
• Definição: cada passo de um algoritmo deve ser precisamente definido. As ações devem ser definidas rigorosamente e sem ambigüidades.
• Entradas: um algoritmo deve ter zero ou mais entradas, isto é quantidades que lhe são
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