ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Trabalho Universitário: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arlinda • 6/10/2013 • 867 Palavras (4 Páginas) • 373 Visualizações
1. Projeto pedagógico de intervenção
Alimentação saudável.
2. Identificação da instituição
3. Carga horária
O projeto alimentação saudável conterá carga horária de 16 horas.
4. Quem se torna responsável em aplicar o Projeto:
A equipe gestora e professores da escola serão responsáveis em aplicar o projeto.
5. Temática – conteúdo
Abordaremos conteúdos interdisciplinares (Natureza e sociedade, Artes visuais, Linguagem oral e escrita, Matemática, Música e movimento).
6. Introdução
Observando o trabalho desenvolvido na instituição de educação infantil percebi que o momento do lanche é bem trabalhado no sentido de orientação da higiene das crianças antes do lanche, incentivo dos profissionais em despertar nas crianças a aceitação do lanche oferecido pela escola, cantar musica para lanchar, porém neste contexto, pude observar que as crianças trazem lanche de casa também e na maioria são industrializados do tipo salgadinhos refrigerantes sucos, são alimentos muito aceitos pela crianças mas de forma habitual prejudica-lhes a saúde.
Em conversa formal com a equipe gestora decidimos trabalhar a questão em forma de projeto, pois assim envolveremos as crianças e suas famílias em busca de aceitar uma alimentação saudável.
7. Justificativa
A alimentação influência no crescimento, no desenvolvimento da criança e na preservação da sua saúde. Devemos oferecer à criança alimentos naturais e ricos em nutrientes.
8. Objetivo geral
Despertar na criança o interesse por uma alimentação saudável.
9. Objetivos específicos
Despertar interesse por alimentos de sabores diversos
Conhecer o benefício de uma alimentação saudável
Conhecer diversos tipos de alimentos
Despertar o prazer de se alimentar bem
10. Fundamentação teórica:
De acordo com o manual para uma alimentação saudável em jardim de infância:
[...] O papel da família na alimentação e na educação alimentar das crianças e jovens é inquestionável, mas, para além da família, a escola em especial o jardim de infância assumem uma particular importância, na medida em que podem oferecer um contexto de aprendizagem sobre esta e outras matérias complementando o papel familiar.
Segundo o Referencial Curricular Nacional da educação Infantil:
[...] O ato de alimentar tem como objetivo além de fornecer nutrientes para a manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer, estimular o paladar contribui para a socialização de rituais. Além disso é fonte de inúmeras oportunidade de aprendizagem.
Com crianças de 3 a 5 anos a alimentação constitui-se em um momento de prazer, diversão e aprendizagem, assim a presença e as orientações do educador são indispensáveis. Deste modo, o prazer virá se a criança puder sentar do lado de quem
...