ANATOMIA E FUNÇOES DO FIGADO
Monografias: ANATOMIA E FUNÇOES DO FIGADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erikapinto • 5/11/2014 • 365 Palavras (2 Páginas) • 1.102 Visualizações
ANATOMIA E FUNÇÕES DO FIGADO
É de conhecimento geral, que a anatomia básica do fígado é simples, embora ele seja um órgão muito complexo e rico em particularidades. Localiza-se na cavidade abdominal, no hipocôndrio direito, abaixo do Músculo Diafragma, lateralmente ao estômago, acima do pâncreas e anteriormente a vesícula biliar. Além do mais, a margem inferior do lobo direito do fígado apresenta um íntimo contato com o intestino grosso.
O fígado possui quatro lobos: o direito (o maior), o esquerdo, o quadrado, o caudado. Unindo os lobos esquerdo e direito, há o ligamento falciforme; e fazendo a junção entre o fígado e o Músculo Diafragma, há dois ligamentos: o triangular e o coronário.
É irrigado principalmente pelas Artérias Hepáticas, e é drenado pelas Veia Cava Inferior e Veia Porta, sendo esta última a principal via de comunicação do fígado com o corpo.
O fígado é o maior órgão interno do nosso corpo e, o mesmo tem um papel importantíssimo na produção, no processamento e no armazenamento de substâncias químicas. Ele também produz um líquido digestivo, a bile, que é armazenada na vesícula biliar. Além disso, o fígado secreta até 1 litro de bile diariamente. Tem a cor vermelho-amarronzada, é friável e frágil, tem a superfície lisa, recoberta por uma cápsula própria. Está situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal.
ESTRUTURA E FUNÇÃO DO FÍGADO
Pesando cerca de 1,5 kg o fígado, vermelho-escuro em formato de cunha, preenche a porção superior direita do abdome, abaixo do diafragma. Em nível microscópico, as unidades estruturais do fígado - lóbulos - constituem-se de camadas de células hepáticas (hepatócitos), de minúsculos ramos da artéria e da veia hepáticas e de ductos bilíferos. O sangue rico em nutrientes chega dos intestinos através dos lóbulos. O fígado tem mais de 250 funções distintas, das quais as mais importantes são o armazenamento e a liberação de açúcar do sangue (glicose) para energia; classificação e processamento de vitaminas e minerais; decomposição de toxinas em substâncias menos nocivas; e reciclagem de células sanguíneas velhas.
FUNÇÕES DO FÍGADO
A maioria das tarefas do fígado está relacionada ao metabolismo. Elas incluem: decomposição de produtos digestivos; armazenamento dos produtos resultantes; circulação de substâncias como vitaminas e minerais; e construção de moléculas complexas, como enzimas.
...