ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO - Um Diálogo Possivel
Dissertações: ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO - Um Diálogo Possivel. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: evandrostm • 4/6/2014 • 304 Palavras (2 Páginas) • 757 Visualizações
'' Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitisse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma critica. ''
( Paulo Freire )
Analisando o pensamento de Paulo Freire, vemos que um país em que a desigualdade social é gritante, percebe se que a educação no Brasil acontece dentro de um contexto político e capitalista, por causa desse contexto, somos obrigados a aceitar sem questionar e nem argumentar sobre tudo que nos é imposto, isso acontece por estarmos acostumados a receber tudo que o governo nos dá com muita gratidão, ou seja, nos tornamos inertes e manipuláveis diante do que vemos e ouvimos de nossos governantes. Assim passamos agir e pensar como a classe dominante quer. Muitos de nós desconhecemos a importância da filosofia e seus objetivos. Talvez por ela não ser uma ciência exata, ela é ignorada e marginalizada.
Esse estudo sobre os fundamentos filosóficos nos faz questionar sobre o sentido da educação; os fundamentos envolvidos em todo o processo educativo, nos permitindo analisar os problemas educacionais, procurando soluções para questões de conflito presentes na atividade do educador e a relação entre teoria e prática.
A filosofia da educação pode colaborar significativamente no processo de ensino aprendizagem dentro das escolas, desde que implantada efetivamente, fazendo com que tenhamos uma prática pedagógica mais contundente, enriquecedora, significativa e humana desde o inicio do processo de formação do educador, o qual deve ter um pensamento crítico, questionador e reflexivo quanto ao seu verdadeiro papel como mediador de saberes no processo educativo.
A relação entre Filosofia e Pedagogia é muito estreita. Ela só ocorre quando a filosofia fundamenta, discute, explica e compreende o contexto pedagógico.
'' A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da historia e de seu papel. Recusa-se acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo ''( Paulo Freire )
...