ANTROPOLOGIA PARCEIRA NA EDUCAÇÃO
Casos: ANTROPOLOGIA PARCEIRA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wannsse • 19/2/2014 • 2.376 Palavras (10 Páginas) • 212 Visualizações
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
A ANTROPOLOGIA PARCEIRA NA EDUCAÇÃO
ORIENTADOR: MESTRE MARIA HELOIZA O. DE FREITAS
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO
NOVA IGUAÇU
2013
A ANTROPOLOGIA PARCEIRA NA EDUCAÇÃO
Trabalho realizado como avaliação na disciplina de Antropologia e Educação.
Orientadora: Ms. Maria Heloiza de Freitas.
NOVA IGUAÇU
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..........................................................................................................05
2.- A ANTROPOLOGIA E A EDUCAÇÃO : UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA.................06
2.- UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUE EDORA...................................................................08
3- CONCLUSÃO....................................................................................................12
4- BIBLIOGRAFIA...................................................................................................13
A ANTROPOLOGIA COMO PARCEIRA DA EDUCAÇÃO
WANNSSE SCHMIDT SANDOVAL
Resumo
Este artigo aborda a interdisciplinaridade entre os campos da antropologia e da educação. O diálogo entre ambas é o principal eixo do debate para compreender as questões fundamentais na escola: as culturas e as construções de identidade que permeiam os processos de aprendizagem e socialização. A questão da diversidade e do contato cultural sempre esteve presentes na humanidade e agora se colocam também presentes em nossas salas de aula, tomando como pretexto cenas recorrentes no cotidiano dessa instituição que envolve professores e alunos e nos desafia a pensar sobre as dimensões da formação e do trabalho docente na contemporaneidade.
Palavras-chave - Antropologia; culturas; educação; escola; identidades.
Abstract
This article discusses interdisciplinary between the fields of anthropology and education. The dialogue between them is the main axis of a wide debate to understand one of the fundamental issues at school: cultures and constructions of identities as a part of the learning and socialization processes. The issues of diversity and cultural contact have always been present in humanity and now are also present in our classrooms, taking as a pretext in this institution’s everyday scenes involving teachers and students and it challenges us to think about the dimensions of training and teaching in contemporary times.
Key words - Anthropology; cultures; education; school; identities.
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa elaborar um artigo com enfoque de abordagem antropológica sobre a educação brasileira, pois sabemos que para construção do conhecimento no campo educacional é necessário a interlocução entre a educação e outros saberes, nesse sentido visaremos privilegiar o aprofundamento neste viés.
Neste sentido, observaremos a ciência antropológicas onde muitas possibilidades são oferecidas a fim de aprofundar esta reflexão, pois aborda a cultura como uma dimensão fundadora da sociedade do humano, acumulando ao longo da história um olhar sobre a dimensão deste ser social. Decodificando e analisando valores e universos culturais em suas mais variadas formas de manifestação.
A variação do processo de socialização é refletida pela antropologia observando atentamente os atores desta educação, suas razões e motivos que serão frutos de um processo de aquisição social, onde as perspectivas de compreensão serão construídas por processos heterogêneos , e em alguns casos até contraditórios, pois como diz DURKHEIM em 1983 “ O indivíduo moderno resulta da pluralidade de conjuntos de ação regidos por orientações e regras cada vez mais autônomas.”
1- A ANTROPOLOGIA E A EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
A Educação pode fazer uso da Antropologia como uma das ciências da educação com o intuito de analisar valores culturais que constituem tanto a instituição que é z escola como também as mais variadas formas de manifestação educacional não formais. Refletindo a relação entre a Antropologia e Educação, como áreas do saber, indica podemos diferenciá-la de duas maneiras: antropologia como ciência e antropologia como reflexão filosófica. Ambas têm muito a contribuir para as ciências da educação.
A maneira pela qual se analisa a individuação em função das variações do processo de socialização parece ser o problema antropológico básico da Educação. Para a Antropologia, é evidente que os atores da educação, suas razões e suas motivações são mais o resultado de um processo de aquisição social que propriamente um componente não-social da subjetividade.
Já a antropologia empírica deve processar os resultados das ciências relevantes ao processo pedagógico, nos seus diversos níveis (como a biologia, a psicologia, a sociologia, a história etc.), a partir do ponto de vista da importância desses saberes para a compreensão dos determinantes dos fenômenos educacionais. As ciências da
...