ANÁLISE DE DESPESAS E COMPETITIVIDADE DE EMPRESAS
Projeto de pesquisa: ANÁLISE DE DESPESAS E COMPETITIVIDADE DE EMPRESAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 29/10/2014 • Projeto de pesquisa • 520 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
ANÁLISE DE CUSTOS E COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho fornece informações sobre as mais variadas formas de como é importante às empresas analisar seus custos financeiros, esta atento à competitividade e ter sempre conhecimentos na área Contábil e Matemática.
1- Vem sendo comprovado através do tempo, que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos empresariais.
A gestão financeira é fundamental para que as empresas sejam bem sucedidas e sustentáveis, essa gestão concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa. Cabe ao profissional, conhecer o mundo das finanças, pois ele utilizará esses instrumentos (formas de gestão financeira; suas formas, seu papel e suas áreas de
decisões dentro de uma empresa) para sua tomada de decisão, bem como a melhor distribuição dos recursos da empresa.
Saber dos custos de uma empresa possibilita à empresa atingir e manter o seu nível de atividade desejada, redução substancialmente as empresas financeiras.
Um controle de custos correto permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para aperfeiçoar resultados.
O gestor deve está atento à: Análise, planejamento e controle financeiro; Tomadas de decisões de financiamentos e investimentos.
A análise por meio de índices financeiros é a ferramenta ideal para de ter o controle mais adequado para as tomadas de decisões das empresas.
2-Pesquisar conceitos relacionados aos temas: GECON, ABC e RKW.
- GECON ou modelo de gestão econômica é um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos.
Para a sua implantação, é necessário o uso de um aplicativo para controlar e mensurar os custos econômicos e financeiros da empresa. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparada com resultado de outros setores onde a análise de custos e resultados são fundamentais para a busca de uma constante eficiência e eficácia nos processos. Sua estrutura básica pode ser: Medida de eficácia da empresa; processo de geração de lucro; responsabilidade pela geração do lucro; papel dos gestores; informação para a gestão; aspectos operacionais, financeiros e econômicos
das atividades.
- ABC
No método ABC (Active Based Costing) as atividades são o foco do processo de custeio. Os custos são investigados, relacionando-se as atividades aos produtos, com base na demanda por tais atividades pelo produto durante o processo de produção ou serviço em questão.
Os principais objetivos da implantação de um sistema de gerenciamento de custos com base nas atividades (ABC) estão relacionados com a facilidade e precisão que a administração terá para: apurar e controlar seus custos reais de produção; identificar e mensurar informações sobre as oportunidades para eliminar desperdícios e aperfeiçoar atividades; eliminar/ reduzir atividades que não agregam ao produto um valor percebido pelo cliente; identificar os produtos e clientes mais lucrativos.
- RKW
É um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis. No sistema RKW, além dos custos são apropriadas as despesas dos produtos. O sistema é simples, distribuem-se aos produtos os custos diretos e indiretos, pelo custeio de absorção, as despesas de vendas, administrativas, financeiras, etc.
Neste sistema os custos e despesas são primeiramente atribuídos aos setores/ departamentos de produção e em seguida alocados no produto.
...