ANÁLISE DO VÍDEO “BMW VERMELHO”
Por: anitaju • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.630 Palavras (7 Páginas) • 646 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................. | 04 |
2 ANÁLISE DO VÍDEO BMW VERMELHO........................................................ | 05 |
3 A DESIGUALDADE SOCIAL NO RIO GRANDE DO SUL................................ | 07 |
4 CONCLUSÃO.................................................................................................... | 10 |
REFERÊNCIAS.................................................................................................... | 11 |
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a sociedade capitalista atual, bem como suas contradições e os desafios postos pela desigualdade social e de direitos.
Mesmo tendo uma Constituição Cidadã, como a de 1988, e diversos códigos e estatutos, que asseguram o acesso à educação, moradia, saúde, segurança pública, além de possibilitar autonomias econômica e ideológica, a realidade que se pode observar é, ainda, distante do que se espero dos direitos do cidadão brasileiro no que se refere à erradicação da desigualdade social.
E é nesse viés que o Serviço Social se insere como uma importante ferramenta que possa atuar na demanda e nas consequências que permeiam a questão social brasileira. Ou seja, a profissão de Assistente Social se faz e se refaz nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional, manifestas na pobreza, violência, fome, desemprego, carências materiais, entre outras.
Importante destacar que para a elaboração desse trabalho foi assistido ao vídeo “BMW Vermelha” e a partir da temática abordado no vídeo foi realizada a análise do mesmo através da consulta em bibliografias e em reportagens da mídia que pudessem mostrar essa realidade.
ANÁLISE DO VÍDEO BMW VERMELHA
O vídeo tem 19 minutos e foi editado em 2000, em São Paulo, pelos diretores Reinaldo Pinheiro e Edu Ramos. Fazem parte do elenco atores famosos, como: Denise Weinberg, Gabriel Priolli e Otávio Augusto, que fazem parte do núcleo principal.
O vídeo mostra a história de uma família pobre que ganha um carro importado (BMW), zero quilômetro e não conseguem lidar com ele por estar totalmente fora da realidade vivida por eles. Após receber um telegrama, a família, mesmo não dando valor ao documento recebido, acabam descobrindo que ganharam um carro importado num concurso. Só que o tal prêmio não poderia ser vendido por dois anos.
Para piorar a situação que já estava ruim, ninguém na família sabia dirigir, assim como não tinham dinheiro para manter aquele veículo caro. Se a vida da família já era difícil, a partir disso, ficou complicada. Com o passar do tempo, e sem a possibilidade de vender o tal carro, o automóvel passa ter usos extraordinários.
Se por um lado, a família estava vivendo uma situação difícil e inusitada, a chegada da BMW causa na vizinhança uma sensação enorme de prazer. Os vizinhos formavam filas para disputar a possibilidade de ficar por alguns minutos dentro do carro. No entanto, a família premiada não ficou surpresa com o prêmio, pois eles nem sabiam que uma BMW fosse tão importante. Odilon vendo todos na maior felicidade, não consegue se contagiar com a alegria daquele momento. Para não ser indiferente, acaba se esforçando para se mostrar feliz para todos ao seu redor.
Com o passar do tempo, o carro continuava sem nenhuma serventia. Ai choveu forte e a chuva veio para decidir o futuro do automóvel junto à família. Com as despesas dificultando cada vez mais a família, Odilon (pai de três filhos), resolve vender sua casa e decide a morar dentro da BMW. Sim, a família toda passa a morar no carro.
A história do vídeo se acontece em uma favela de São Paulo, um lugar muito pobre, com condições de vida péssimas, onde a desigualdade social é claramente notada. Além disso, nota-se que o grau de conhecimento e cultural da família é muito baixo, pois Odilon nem sequer sabia que uma BMW era um carro tão valioso, por isso não fez muita questão quando ganhou o prêmio e, também, não entendia porque os vizinhos ficavam tão feliz com o carro vermelho na sua garagem.
Destaca-se que assistir a esse vídeo foi muito bom. Valeu à pena “perder” 10 minutos e ver os impactos causados pela chegada de uma BMW Vermelha, “novinha em folha”, “zerinho”, “com cheirinho de carro novos” em uma comunidade pobre.
A história narrada possui características cômicas e trágicas. Até porque essa história poderia acontecer com qualquer família de classe baixa que ganham um prêmio totalmente fora da sua realidade.
A DESIGUALDADE SOCIAL NO RIO GRANDE DO SUL
[pic 14]
“No Brasil, onde o número de pessoas carentes e o índice de desigualdade social são preocupantes, e onde as oportunidades são desiguais, a assistência social é necessária e justificável” (BICA, 2011)
De acordo com Camargo (2011), a desigualdade social é um problema que afeta a maioria dos países na atualidade. Ou seja, a pobreza está presente em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos, que ainda precisam crescer para que a sua população não sofra.
Camargo (2011), comenta que o conceito de desigualdade social é um leque de possibilidades que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, de resultado, até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero.
...