APLICAÇÃO DE RECURSOS DE VALORES MOBILIÁRIOS E OUTROS ATIVOS
Trabalho acadêmico: APLICAÇÃO DE RECURSOS DE VALORES MOBILIÁRIOS E OUTROS ATIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: contabeisdf • 11/9/2014 • Trabalho acadêmico • 4.651 Palavras (19 Páginas) • 343 Visualizações
Sumário
Introdução 5
Etapa I 6
1. APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E OUTROS ATIVOS 6
1.1. CONCEITO. 6
1.2. RESPOSTAS SOBRE APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS 8
1.2.1. O que são Títulos de Crédito? E qual a Classificação Contábil? 8
1.2.2. O que são Valores Mobiliários? E qual a Classificação Contábil? 9
1.2.3. O que são Aplicações Financeiras? E qual a Classificação Contábil? 10
1.2.4. O que são os Investimentos? E qual a Classificação Contábil? 12
Etapa II 14
1. REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA – INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO DE EMPRESA. 14
1.2 Incorporação: 15
1.3 Fusão: 16
1.4 Cisão: 16
Etapa III 17
1. A CONTABILIZAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL – IMPOSTO DE RENDA DIFERIDO. 17
1.1. Procedimentos Contábeis Adotados 17
1.2. Resultado Contábil antes do Imposto de Renda 18
1.3. Resultado Tributável 18
1.4. Despesas ou Receitas de Imposto de Renda e da Contribuição 18
1.5. Imposto de Renda e Contribuição Social Corrente 18
1.6. Obrigações Fiscais Diferidas 18
1.7. Ativos Fiscais Diferidos 18
1.8. Diferenças Temporárias 18
1.10. Imposto de Renda Diferido 19
Etapa IV 20
1. JUROS SOBRE O CAPITAL PROPIO. 20
1.2 Tratamento Tributário 20
1.3 Na Fonte Pagadora 20
1.4 Limite de Dedutibilidade 21
1.5 Aumento de Capital Social 21
1.6. Tratamento Contábil 22
1.7 Critério Fiscal 22
Conclusão 24
Bibliografia 25
Introdução
Desafio consiste em etapas de atividades que foram solucionadas no bimestre para demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil. Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais. Desenvolver, com motivação e por meio de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão. Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes.
Etapa I
1. APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS E OUTROS ATIVOS
1.1. CONCEITO.
Estes conceitos abordam principalmente o apontamento técnico relativo ao pronunciamento emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Sendo eles:
Títulos de Créditos – Papéis emitidos por entidades financeiras ou não, com o objetivo de captar recursos no mercado financeiro. Os mesmos têm prazos de vencimento e rendem juros pré e pós-fixados.
Valores Mobiliários – Papéis emitidos por entidades financeiras ou não, representativos de frações de ações ou quotas ou de direitos sobre a participação no patrimônio.
Aplicações Financeiras – Aplicações de recursos em papéis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de créditos, com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré ou pós-fixadas. O rendimento esta ligado às taxas contratadas. Ex.: Caderneta de poupança.
Investimentos – Aplicações de recursos em bens de natureza não monetária representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimento predeterminada. O rendimento esta ligado às oscilações de cotações de preços de compra e de venda. Ex.: Ações adquiridas ou cotadas em bolsas de valores.
Ativo Circulante – Bens e direitos que serão realizados até o final do próximo exercício social ou ciclo operacional, dos dois o maior.
Ativo Não Circulante – Realizável a Longo Prazo – Bens e direitos que serão realizados após o final do próximo exercício social ou ciclo operacional, dos dois maior.
Ativo Não Circulante – Investimento – As participações permanentes em outras empresas e os direitos de propriedade de qualquer natureza, não destinados à venda nem ao uso nas atividades operacionais.
Classificação contábil das Aplicações de Recursos em Títulos e Valores Mobiliários.
1.2. RESPOSTAS SOBRE APLICAÇÕES DE RECURSOS EM TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS
1.2.1. O que são Títulos de Crédito? E qual a Classificação Contábil?
Conceito:
Títulos de Crédito: Papéis emitidos por entidades financeiras (letras de cambio, certificados de depósitos bancários e etc.) ou por entidades não financeiros (debêntures) com objetivo de capitação de recursos no mercado financeiro. Esses papeis tem prazos de vencimentos e rendem juros pré ou pós fixados.(PLT Contabilidade Avançada, pág.06)
Podemos afirma que Títulos de Crédito são os papéis representativos de uma obrigação e emitidos de conformidade com a legislação especifica de cada tipo ou espécie.
O título de crédito ainda estabelece seguridade e confiabilidade, que o torna
...