APS Ponte De Macarrão
Ensaios: APS Ponte De Macarrão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renan_lepre • 20/11/2014 • 823 Palavras (4 Páginas) • 526 Visualizações
UVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIDADE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
CURSO ENGENHARIA CICLO BÁSICO
Introdução
Pontes são estruturas criadas pela necessidade humana de se ligar de um ponto a outro,em lugares onde sua passagem é impossibilitada como rios ou montanhas. Ganharam grande importância na aparência das grandes cidades após a revolução industrial, pois construir pontes se tornou essencial para fazer a economia acelerar, significando rapidez e economia de tempo e dinheiro.
Nos tempos atuais, com toda infraestrutura tecnológica, comunicação digital e equipamentos pesados que temos a disposição, é fácil chamar as pontes mais antigas de “primitivas”, mas não se pode esquecer das reais circunstâncias que essas pontes foram construídas. Mesmos sem os cálculos de engenharia e os testes de materiais usados atualmente, o raciocínio lógico das estruturas esteve presente na mente dos antigos construtores de pontes. Através do teste e do erro, construíram estruturas tão bem projetadas e sólidas que sobrevivem por séculos, até os dias atuais.
A competição para construção e teste de cargas em pontes feitas de macarrão é uma proposta que varias Universidades fazem aos seus alunos de Engenharia, com a intenção de movê-los a empregar os conhecimentos teóricos na prática., Então,através de analises e pesquisas, o desafio é demonstrar passo a passo a construção do protótipo de uma ponte feita de macarrão bem como o esboço do projeto, cálculos utilizados e o ensaio destrutivo para verificar a quantidade máxima de carga suportada.
Como alunos do segundo semestre de engenharia básica sabemos que ainda não possuímos conhecimentos suficientes para demonstrarmos todos os cálculos corretos que envolvem a construção de uma ponte de macarrão. Mas usando conhecimento básicos de Matemática e Física e na base de testes , fizemos nossa ponte.
Objetivo
Objetivo Geral:
Construir uma ponte utilizando no máximo 750 gramas de macarrão e cola , capaz de vencer 1,00 m de vão livre , ou seja , descontando os apoios e suportar um peso de no mínimo 2 Kg.
Objetivos específicos.
Demonstrar os cálculos utilizados na construção do protótipo.
Mostrar etapas da construção.
Relatar os resultados finais.
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).
Foram criadas pela necessidade de se atravessar obstáculos, como rios ou vales, na tentativa de encontrar alimentos ou abrigos. Ganharam grande notoriedade na arquitetura após a revolução industrial, pois construir pontes se tornou essencial para fazer a economia acelerar, significando rapidez e economia de tempo e dinheiro.
Mesmos sem os cálculos de engenharia e os testes de materiais usados atualmente, o raciocínio lógico das estruturas esteve presente na mente dos antigos construtores de pontes. Através do teste e do erro, construíram estruturas tão bem projetadas e sólidas que sobrevivem
...