ARBORIZAÇÃO URBANA: UMA QUESTÃO DE QUALIDADE DE VIDA
Casos: ARBORIZAÇÃO URBANA: UMA QUESTÃO DE QUALIDADE DE VIDA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandinhaff • 18/10/2013 • 2.048 Palavras (9 Páginas) • 424 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-CAMPUS VII
SENHOR DO BONFIM-BA
PEDAGOGIA 2007.1
ARBORIZAÇÃO URBANA: UMA QUESTÃO DE QUALIDADE DE VIDA
Por:
Amanda Feitosa de Freitas
Cléia Gama da Silva
Edriana de Souza
Elizangela Brasileiro
Jaciara Santos Carvalho
SENHOR DO BONFIM
DEZEMBRO – 2008
AMANDA FEITOSA DE FREITAS
CLÉIA GAMA DA SILVA
EDRIANA DE SOUZA
ELIZANGELA BRASILEIRO
JACIARA SANTOS CARVALHO
ARBORIZAÇÃO URBANA: UMA QUESTÃO DE QUALIDADE DE VIDA
Projeto apresentado como requisito parcial para avaliação disciplinar do Componente Curricular Educação e Gestão Sócio-Ambiental do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Orientado pela Profª. Maria Elisa Santos
SENHOR DO BONFIM
DEZEMBRO – 2008
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO ..................................................................................... 4
2. JUSTIFICATIVA ........................................................................................ 6
3. OBJETIVOS .............................................................................................. 8
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ................................................................. 9
5. METODOLOGIA ........................................................................................ 14
6. CRONOGRAMA ......................................................................................... 15
REFERÊNCIAS................................................................................................ 16
REFERÊNCIAS PESQUISADAS ..................................................................... 17
1. APRESENTAÇÃO
O presente projeto exigência do componente curricular Educação e Gestão Sócio-Ambiental do curso de Pedagogia sob orientação da docente Maria Elisa Santos, traz em seu conteúdo uma proposta de intervenção embasada nas reflexões e análises construídas durante as aulas expositivas, como também no decorrer do curso, um questionamento acerca da necessidade de desenvolvermos uma conscientização ambiental frente a realidade observada, ou seja frente a falta de preservação que assola nosso ambiente. Além dessa questão nos propomos ainda ressaltar neste projeto a importância da conservação e plantação de árvores como maneira de recuperação, proteção ambiental e melhor qualidade de vida.
Teremos como campo de pesquisa e aplicação do projeto a Rua Bahia localizada no bairro Novo Horizonte em Senhor do Bonfim, BA. Foi por meio da observação da comunidade escolhida para aplicação do projeto, que foi possível perceber as características da rua, retratada em muitos aspectos em insuficiências e a necessidade de delinear temáticas (ações) que contribuam para a construção de uma nova perspectiva ambiental. Dentre os inúmeros aspectos observados na referida rua como a organização espacial, a participação dos moradores, o envolvimento do poder executivo, os impactos no solo, entre outros; encontramos como principal objeto de estudo “Arborização Urbana: uma questão de qualidade de vida”.
Portanto, o presente projeto cogita-se em uma proposta de intervenção que propicia as pessoas, através da conscientização ambiental da população, a importância dos recursos naturais para um ambiente saudável (uma melhor qualidade de vida), e também para (ao mesmo tempo), o embelezamento da paisagem local.
2. JUSTIFICATIVA
A experiência com um projeto de Educação Ambiental é um novo caminho que estamos percorrendo e é também fator importante para nossa formação, é por causa dessa formação que o profissional em educação precisa vivenciar momentos que satisfaçam as exigências do curso de modo que o licenciado sempre esteja apto a exercer sua profissão. Diante disso, esse projeto vem no sentido de construirmos um saber ambiental de forma que esse conhecimento nos ajude na preservação do nosso meio ambiente.
O crescimento demográfico e econômico, o consumismo, os grandes centros industriais tem sido um dos principais agentes causadores dos principais problemas ambientais que afetam nossa sociedade como, por exemplo, o problema do lixo e dos esgotos, da poluição atmosférica, da carência de áreas verdes e das transformações que tem ocorrido na natureza. Neste sentido:
A destruição da natureza é tão antiga quanto a existência da humanidade. No caso brasileiro, acontece desde o desenvolvimento do Brasil e sua colonização, tendo como três fatores principais predadores dos recursos naturais: povoamento, agricultura e pecuária (BRITO E JOÃO, 1998, P.63).
Diante disso, frente a esses problemas ambientais ressaltados daremos maior ênfase a carência de áreas verdes, especificamente de ruas com muitas árvores. Após estudos e pesquisas sobre a temática abordada, como também a partir da realidade observada na Rua Bahia, Bairro Novo Horizonte, Senhor do Bonfim-BA, observamos que por se tratar de um bairro ainda em fase de crescimento, pois cabe salientar que a presente rua além de encontrar-se ainda sem calçamento, encontra-se também carente de arborização.
Sabe-se que a presença de árvores nas ruas, nas calçadas não só embelezam a paisagem local, como também
...