ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho Universitário: ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Geraldo1955 • 24/9/2014 • 1.841 Palavras (8 Páginas) • 211 Visualizações
1) Com suas palavras, justifique o conceito de Relações humanas definido pelos autores SAMPAIO (2000), MINICUCCI (1982) e LIMA (1973):
Relações humanas é a relação interpessoal que pressupõe, no mínimo, duas pessoas intereragindo, podendo ocorrer entre membros de grupos e entre grupos, se estendendo a todos os campos de atividades. Em suma, onde houver duas ou mais pessoas em interação, haverá uma relação humana.
2) Com base nos estudos realizados qual a importância das Relações Humanas no exercício da profissão de corretor de imóveis? Exemplifique essa importância.
A importância do conceito de Relações Humanas para o corretor de imóveis, ocorre porque, por definição, o próprio desempenho da profissão pressupõe a existência constante de relações humanas, tanto no ambiente interno da empresa, quanto, e principalmente, externamente, na relação corretor/cliente.
3) Dos Mandamentos das Relações Humanas elencados nesta apostila, faça a relação de cada um deles com o cotidiano Profissional do Corretor de Imóveis.
Ao lidar com os colegas de profissão e, principalmente, com o cliente, o corretor de imóveis precisa pautar sua atuação pelos Mandamentos das Relações Humanas, pois, como visto acima, estas serão uma constante no seu desempenho profissional, e o respeito aos mandamentos elencados na apostila, influenciam o desenvolvimento dessas relações.
Assim, falar com as pessoas, saudando-as, sorrir para elas, ter o cuidado de chama-las pelo nome, ser prestativo, buscando atender suas demandas, ser cordial, se interessar e se preocupar com as pessoas, saber elogiar sem excessos, saber considerar os sentimentos dos outros, preocupar-se com a opinião e, sobretudo, buscar desempenhar o trabalho com excelência, buscando atingir suas metas e auxiliando o outro na consecução de seu objetivo pessoal.
4) Comente o seguinte fragmento: “Onde há duas pessoas, há um relacionamento”.
A existência de um relacionamento ocorre porque duas pessoas diferentes trazem consigo diferentes visões de mundo, gostos, costumes, crenças. Assim, através dos diferentes contextos pessoais, muitas vezes conflituosos, as pessoas acabam por se influenciar dinamicamente ao se relacionar de forma interpessoal.
5) Estudamos que a Comunicação é a principal ferramenta para o técnico em transações Imobiliárias. Qual é o seu objetivo na profissão CORRETOR DE IMÓVEIS?
O objetivo da Comunicação para o Corretor de imóveis é transmitir para o interlocutor, sem perda de informação no processo, tanto quanto for possível, sua intenção original, visando uma certa reação de uma pessoa ou grupo.
6) Para termos êxito ao estabelecer a comunicação, quais os principais elementos desse processo?
São os elementos do processo de comunicação: Codificador, mensagem, canal, decodificador e receptor da comunicação.
7) Com relação à comunicação pessoa a pessoa, existem quatro elementos essenciais, relacione-os definindo cada um deles e exemplifique-os no dia a dia do CORRETOR DE IMÓVEIS.
8) As bases da boa comunicação entre o transmissor e o receptor são vitais para o sucesso da comunicação. Descreva sobre essas bases.
São as bases da comunicação:
• Saber ouvir: aptidão para ouvir informações, mesmo criticas, construtivamente;
• Examinar o ponto criticado: analisar o aspecto criticado para, depois, estabelecer ajustes e correções;
• Evitar termos técnicos: seu uso deve ser restrito à imprescindibilidade. Termos técnicos criam uma "armadura” sobre a informação, prejudicando a comunicação;
• Esclareça suas ideias: momento anterior à transmissão. Faz com que elas sejam precisas;
• Expresse seu interesse: questione o interlocutor, pedindo detalhes;
• Ação x informações: o agir com base nas informações conhecidas e válidas;
• Suas ações devem apoiar o que você pensa e diz: coerência entre ações e ideias;
• Objetividade: ir direto ao ponto;
• Qual a mensagem a ser transmitida: diz respeito ao propósito ou objetivo da comunicação;
• Conhecer a quem a informação será dirigida;
9) Existem três tipos de comunicações, defina de que forma cada uma delas pode ser útil no exercício profissional do corretor de imóveis.
São os três tipos de comunicações:
• Orais: veiculadas através da voz;
• Escritas: veiculadas através de símbolos gráficos que forma um sentido;
• Não verbais: expressas pelo corpo, através dos olhos, gestos, postura.
Todos os tipos de comunicação são muito importantes ao trabalho do corretor de imóveis pois, através das linguagens oral, escrita e corporal, o Corretor de Imóveis poderá transmitir ao cliente informações claras, precisas, seguras e confiança, atributos tão necessários no exercício da profissão.
10) O que são barreiras na comunicação? Cite os principais exemplos dessas barreiras.
Barreiras na comunicação são obstáculos restritivos à eficácia da comunicação, ligando-se emissor, ao receptor ou a ambos, conforme o caso. São exemplos de barreiras na comunicação: opiniões e atitudes, egocentrismo, competição, frustração.
11) “Qualquer que seja a barreira para uma comunicação eficaz, comprometerá os relacionamentos, interferindo negativamente nos processos de crescimento de um grupo ou indivíduo”. Quais os procedimentos para uma comunicação eficaz?
São procedimentos para uma comunicação eficaz, concentrar-se na oitiva do emissor para fornecer uma resposta adequada á situação; despir-se de ideias pré-concebidas.
12) Conforme conceitos apresentados e discutidos na sala de aula e apostila, dê a melhor definição sobre o termo ÉTICA.
Derivado etimologicamente do grego ethos, que significa caráter, Ética é, modernamente, um conjunto de valores e princípios tidos como base para o equilíbrio
...