TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO: A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO

Pesquisas Acadêmicas: ARTIGO: A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 6

1. TEMA

Administração de Capital de Giro.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância da Administração de Capital de Giro nas empresas de autopeças no município de Sinop.

3. PROBLEMA DE PESQUISA

Demonstrar o grau de conhecimento dos gestores das empresas de Auto Peças do Município de Sinop a respeito da administração do capital de giro.

Qual o grau de conhecimento dos gestores financeiros das empresas selecionadas a respeito do conceito e aplicabilidade da administração do capital de giro e sua importância dentro da empresa?

4. JUSTIFICATIVA

A importância do Capital dentro das empresas é muito grande, pois este representa o valor fatal dos recursos demandados pela empresa, para financiar o seu ciclo de operações, pelo qual englobam as necessidades de circulação identificadas de aquisição de matérias-primas até a venda e recebimento de produtos. A eficácia do Capital de Giro transmite equilíbrio, lucratividade, e vitalidade ao Capital de funcionamento, traz também prosperidade a célula social.

A movimentação de disponibilidade financeira é sempre uma preocupação constante para as empresas, assim também para o pessoal ligado a área financeira. Muitos empresários desconhecem o que é fundamental na gestão da sua empresa; e acabam perdendo muitas oportunidades, e até possibilidades de aumento de mercado, de lucro, de produtividade

A gestão de capital de giro tem participação de grande importância no desempenho operacional de uma empresa, pois através dele serão financiado as atividades da empresa. Uma má gestão do capital de giro traz sérias e desastrosas conseqüências financeiras para empresa, contribuindo para uma situação de insolvência.

Através de uma boa gestão do capital giro é possível trazer bons resultados e preservar da saúde financeira da empresa, pois envolve um processo continuo de tomada de decisões voltadas principalmente, para preservação da liquidez da empresa, que conseqüentemente afeta a rentabilidade.

Sendo assim, a importância da realização da presente pesquisa advém da necessidade de identificar o grau de conhecimento dos responsáveis por essa administração do capital de giro, fornecendo recomendações para a melhoria dessa gestão.

5. OBJETIVO GERAL

Analisar o grau de conhecimento dos gestores das empresas pesquisadas em relação à administração do capital de giro.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Verificar se a maioria dos entrevistados possui um conhecimento razoável acerca do ciclo de caixa da empresa em que trabalha;

• Identificar se o controle dos prazos de pagamento e recebimento é prioridade da administração nas empresas estudadas;

• Certificar se a maioria dos entrevistados conhece amplamente os prazos médios de estoque da empresa.

• Elucidar sobre a administração do capital de giro;

• Apontar os componentes necessários para uma administração eficiente em relação ao capital de giro;

• Apresentar sugestões para uma Administração do capital de giro eficiente e eficaz

7. METODOLOGIA

A metodologia usada quanto à natureza, ocorreu de forma aplicada, exploratória quanto aos objetivos, cuja abordagem se deu de forma qualitativa. O estudo de caso foi estruturado com base na aplicação de questionários aos gestores financeiros das empresas selecionadas.

Os procedimentos adotados foram através de levantamento e pesquisa bibliográfica. A população foram as empresas de revenda de autopeças do município de Sinop/MT e a amostra selecionada para pesquisa corresponde a 03 empresas do segmento.

Os dados primários foram coletados por meio de questionários destinados aos gestores das empresas selecionadas, enquanto os dados secundários foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica em livros, artigos e internet.

8. REFERENCIAL TEORICO

A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro a rentabilidade. (NUNES, 2007, p. 1)

O capital de giro está ligado ao gerenciamento dos recursos disponíveis e os eventuais problemas de gestão que os mesmos enfrentam em algumas situações.

Em sentido restrito, o capital de giro corresponde aos recursos aplicados no ativo circulante, formado basicamente pelos estoques, contas a receber e disponibilidades. Deste modo, a administração do capital de giro está relacionada com os problemas de gestão dos ativos e passivos circulantes e com as inter-relações entre esses grupos patrimoniais. (BRAGA, 1995, p. 81)

De acordo com Simões e Ribeiro (2007), a curva ABC é uma ferramenta gerencial que tem como objetivo auxiliar a identificação dos produtos, fazendo o controle adequado, segundo seu grau de importância na empresa.

9. CONCLUSÃO DO ARTIGO

“Com a aplicação da presente pesquisa, foi possível verificar algumas características dos gestores das empresas, tais como:

• 67% dos entrevistados estão na posição de sócio da empresa;

• Quanto ao grau de escolaridade, 33% possuem ensino fundamental, 33% ensino médio e outros 33% possuem superior incompleto;

• 67% dos entrevistados atuam na empresa há menos de 5 anos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com