ARTIGO -CANDIDA CONTAMINAÇÃO EM COLCHOES
Exames: ARTIGO -CANDIDA CONTAMINAÇÃO EM COLCHOES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: GISELLYRICHTER • 25/3/2014 • 463 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
1- Identifique a referência bibliográfica do artigo.
Fernando F S L, Ferreira A M, Colombo T E, Rubio F G, Almeida M T G. Contaminação por fungos antes e após limpeza e desinfecção de colchoes hospitalares. Acta Paul Enferm. 2013:26(5): p. 485-91.
http://www.unifesp.br/acta/pdf/v26/n5/v26n5a0.pdf . Acesso em 28/03/2014. 14:07h.
2- Defina limpeza terminal.
Limpeza ou desinfecção da unidade do cliente na qual é utilizada direta ou indiretamente, reduzindo sujidade e infecção. É feita após transferências, altas, internação prolongada do cliente no mesmo ambiente (cada sete ou quinze dias) e óbitos ou término de isolamento. Consiste na limpeza da cama, colchão, estrados da cama, travesseiro, mobiliário e equipamentos.
3- Justifique o aumento da incidência de candidemia nas últimas décadas.
Com o aumento das práticas de terapias agressivas como, por exemplo, o uso de quimioterapia intensiva para tratamento de malignidades hematológicas, transplantes, utilização de imunossupressores, doenças autoimune entre outras.
4- Analise os métodos utilizados no trabalho em relação a:
• Amostragem: foi utilizada amostragem por conveniência, ou seja, amostragem na qual o pesquisador seleciona os membros por facilidade de acesso. Foram coletados materiais para análise microbiológica, a partir de swabs estéreis umedecidos em solução salina 0,85% esterilizada, de 25 colchões de pacientes com candidemia, pré e pós limpeza. O método de amostragem utilizado, apesar da restrição local e quantitativa, é suficiente para indicação de existência de falhas no processo de esterilização de colchões utilizados por pacientes com canididemia, possivelmente apontando para uma das causas do aumento da incidência dessa enfermidade nas últimas décadas.
• Características do desinfetantes: no processo de limpeza e desinfecção dos leitos foram utilizados solução de monopersulfato de potássio e pano de microfibra composto por fibras de poliéster (80%) e nylon (20%) com limpeza em sentido unidirecional. Conforme o texto, publicação do governo brasileiro indica o monopersulfato de potássio como alternativa desinfetante de amplo espectro, apontando a ação bactericida, fungicida e viruscida em 10 minutos de exposição. O texto não explicita o tempo de exposição adotado no hospital.
5- Construa uma tabela para apresentar os dados referentes às espécies encontradas nos colchoes.
Nº DE COLCHÕES CONTAMINADOS POR CANDIDAS
Nº DE CASOS PERCENTUAL%
Candida albicans 12 46%
Candida glabrata 1 4%
Candida parapsilosis 6 27%
Candida tropicalis 4 15%
Candida orthopsilosis 2 8%
TOTAL 25 100%
6- Qual unidade houve maior contaminação por cândida spp? Em sua opinião qual deve(m) ser o(s) motivo(s)?
Nas enfermarias, devido à alta rotatividade de pacientes e a baixa qualidade
...