AS APLICAÇÕES WEB
Por: Alasson Araujo • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 714 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
Resumo PDF; Ana Carolina Nesso Guedes
A web teve seu futuro incerto em seus primeiros anos, os Web designers adquiriram como obrigação todas as etapas desde a redação do texto até a codificação em HTML. Surgiram assim, diversas funções para construção de páginas. Com o passar do tempo, a Web começou a possuir padrões de grande importância a compreensão.
Com o avanço, surgiu um novo conceito para web designers, o conceito de arquitetura da informação. Sendo assim, as etapas de criação e edição foram sendo distribuídas entre eles - web designers e arquitetos da informação- através do critério de habilidade especifica. A arquitetura da informação focou em estruturação e organização da informação em computadores com o intuito de facilitar a disposição visual, o objetivo principal é que a informação deve ser útil e acessível, onde o usuário deve conseguir obter todos os recursos disponíveis facilmente e a estrutura de site deve ter um designe que não torne a mesma cansativa ao passar do tempo em uso.
Os tipos de aplicações são:
- Informativo: trata-se em geral das apresentações, com o objetivo de entregar a informação de forma direta e clara ao usuário.
-Interativo: esta é destinada a interagir com o usuário, sendo seus principais representantes os jogos.
-Transacional: define a realização de transações na web, como sistemas de compras e sites de bancos.
-Workflow: sistema destinado a promover fluxo de informações.
-Ambientes de trabalho cooperativo: ferramenta onde o usuário vai para a produção de textos.
-Comunidades online: sistema com intuito de promover a interação entre usuários com gostos em comum, como exemplo, os fóruns.
-Portais web: agregadores de conteúdo que redirecionam os usuários.
Com o avanço da web, foi-se criando linguagens para facilitar o uso da mesma, com isso surgiu o HyperText Markup Language (HTML) que tinha como função a criação de páginas capaz de fazer ligações internas e externas, ele permitia transitar da página em que se encontrava e acessar outra por meio desta. O HTML é formado por tags, sendo assim os comandos devem estar entre marcadores “<” e “>” sendo divido entre:
onde se encontra o cabeçalho da página, assim como o título da mesma.
é onde se apresenta o conteúdo da página.
Sendo possível a criação de Hyperlinks, sendo hyperlinks a denominação da ligação entre as páginas.
Porém, as páginas ficavam bastante básicas, eram apenas uma tela em branco com linhas e links ligando a outras páginas. Com o intuito de mudar esteticamente, surgiu o Cascading Style Sheets (CSS) que serve justamente para a modificação simples da aparência geral do texto, sendo totalmente relacionado a aparência do arquivo, mexendo em modelos, cores e tamanhos de fonte, nas imagens de fundo e até na estrutura do mesmo sem alterar o formato do arquivo. Sendo assim, podemos usar o HTML para formatar o documento e usar o CSS para definir sua aparência.
...