AS ASPECTOS HISTÓRICOS
Por: Emerson Coelho • 25/9/2021 • Seminário • 287 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
ASPECTOS HISTÓRICOS
Segundo Fão (2015) , a ginastica sempre foi confundida muito com outras modalidades como jogos , lutas, natação, preparação de soldados, etc. Isso com o passar do tempo foi se diferenciando, até chegarmos a criação de 4 escolas entre o final do século XVIII e o início do século XIX, a inglesa, alemã, sueca e a francesa, cada uma com suas características. A inglesa não focava muito na ginastica, pois acreditavam que o esporte contribuiria mais para o desenvolvimento da sua sociedade, já na escola alemã eles priorizavam a participação de todos na ginastica, tanto de crianças, como de homens e também das mulheres, foi inclusive a primeira a incluir as mulheres nesse meio gímnico, queriam que os mesmos regenerassem suas formas físicas, tornando seus corpos mais fortes e ágeis, com movimentos em grandes aparelhos. Na Suécia também tinha suas características, pois por lá eles tinham o viés medico como umas das principais funções da ginastica, E por fim a escola francesa, que era baseada na escola alemã, seus agrupamentos eram de acordo com a idade dos praticantes, além de suas práticas terem o caráter moral e patriota. Ao passar do tempo essas escolas foram trocando informações, podemos associar isso com a globalização já naqueles tempos.
Em concordância com Fão (2015) Jahn foi o grande criador da barra fixa, que foi se expandindo pelo mundo até chegar no Brasil, pelos imigrantes alemães, mais precisamente na região Sul no ano de 1824, com uma ginastica militarista. Jahn foi um alemão patriótico e considerado por muitos autores o “pai da ginastica”
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
FÃO, M. F. D. O. A historia da ginastica artística escolar no município de Sapiranga. 2015. Universidade Federal de Santa Maria. p. 13 – 16. 2015
...