AS CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILME HISTÓRIA DAS COISAS
Por: Sarah2017 • 3/4/2017 • Trabalho acadêmico • 374 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
Considerações sobre o Filme História das Coisas
Através desse filme, podemos perceber o quanto somos alheios a tudo que acontece a nossa volta, sem nos dar conta do quanto o consumo exgerado de toda a sociedade pode se tornar uma arma mortal para todos do planeta, inclusive para o próprio planeta.
Os impactos ambientais e sociais são imensos e globalizados, no entanto apesar dos danos ambientais serem genéricos, os sociais, por sua vez, acaba afetando apenas a população mais pobre e a classe proletariada dos paises de terceiro mundo, que se tornam escravizadas por esse sistema capitalista e midiático.
O filme nos faz refletir a premente necessidade de um desenvolvimento sustentável, baseando-se na premissa de que ao afetar o meio ambiente de alguma forma o ser humano também pode ser irreversivelmente afetado, é preciso buscar um desenvolvimento econômico aliado à responsabilidade de preservação do mundo onde vivemos, pois o meio ambiente há décadas nos dá a resposta ante as ações incongruentes praticadas pelo ser humano contra a natureza; há décadas também, o ser humano sente na pele as consequências advindas da sua ação: doenças, pragas, desequilibrio em excesso do curso natural do planeta (terremotos, secas, tempestades, calor em excesso, degelamentos etc).
A natureza não é tratada com respeito e o consumo desenfreado traz consigo uma valoração do capitalismo em detrimento do ser humano. Como bem visto no filme, o Poder Economico dita regras do jogo até para os governantes, e nesse jogo a riqueza a ser preservada é meramente o lucro, uma vez que este conserva o poder dominante e transforma a sociedade em marionete.
O filme apresentado por Annie Leonard historia o processo do desenvolvimento econômico e capitalista dos Estados Unidos, desde a forma agressiva de retirar matéria prima da natureza, o aumento da produção e os impactos negativos não só ao meio ambiente, mas todos os déficts sociais oriundos. Um país que apesar de ser a mola mestra da globalização e do poder econômico mundial, despreza o valor do ser humano e a consciência crítica de que sem responsabilidade ambiental é impossível a preservação da vida humana, atraindo adeptos para esse sistema desumano, paises também potências econômicas que concentram riquezas e tomam posse dos recursos naturais dos Paises pobres com um baixo custo de investimento.
...