AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA REINVENTAR OS NEGÓCIOS E AS PESSOAS NA CRISE CRIADA PELOS EFEITOS DO COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS)
Por: Adaltojr1311 • 15/6/2020 • Relatório de pesquisa • 3.414 Palavras (14 Páginas) • 374 Visualizações
Fundação Getulio Vargas
GESTÃO EMPRESARIAL
Profº Msc. Fernando pedro moraes
ADALTO DA SILVA JUNIOR
AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA REINVENTAR OS NEGÓCIOS E AS PESSOAS NA CRISE CRIADA PELOS EFEITOS DO COVID-19 (NOVO CORONAVÍRUS)
SÃO LUÍS
2020[pic 1]
Índice: [pic 2]
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4
2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO..................................................................... 5
3. COVID-19.................................................................................................................. 7
3.1. SINTOMAS E TRANSMISSÃO.......................................................................... 7
3.2. DIAGNOSTICO.................................................................................................... 8
3.3. PREVENÇÃO........................................................................................................ 9
3.4. TRATAMENTO.................................................................................................. 10
4. IMPACTOS NA ECONOMIA.............................................................................. 10
5. BACKGROUND PROFISSIONAL...................................................................... 12
6. IMPACTOS DA CRISE DO COVID-19 E O USO DE ESTRATÉGIAS DE
TECNOLOGIA INDUSTRIAL NO ÂMBITO: FAMILIAR, PESSOAL (VIDA SOCIAL), PROFISSIONAL...................................................................................... 14
7. CONCLUSÃO......................................................................................................... 16
[pic 3]
RESUMO
O presente trabalho consiste em avaliar os efeitos da crise provocada pela pandemia do coronavírus, assim como potenciais mudanças no cenario economico, estratégias de combate e oportunidades baseadas na Tecnologia da Informação. Novas e atuais ferramentas que podem auxiliar na reinvenção e sobrevivência dos negócios, como a incorporação de novos canais de vendas e comunicação com os clientes, assim se fortalecendo nos negocios futuros, avaliando as oportunidades de atendimento e logistica às novas necessidades da situação atual.
Palavras-chaves: coronavírus; tecnologia da informação, isolamento social, pandemia, canais digitais.
1. INTRODUÇÃO[pic 4]
A tecnologia sempre esteve presente na evolução da humanidade. Se trata de um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. Sua função é aperfeiçoar cada vez mais nossas habilidades, transformar nossos costumes e melhorar nossa qualidade de vida, trazendo-nos novidades que ampliem a praticidade.
O objetivo é promover cultura, através de Informação, comunicação e formação essencial ao desenvolvimento da Sociedade que estão presentes nos nossos dia-dia cada vez mais, sendo muito utilizadas, tanto em casa como no local de trabalho, escolas, etc.
As novas tecnologias são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um papel fundamental no âmbito da inovação. O desenvolvimento da tecnologia digital emerge os seres humanos num universo online. O livre acesso aos veículos de comunicação determina a proximidade entre as diferentes comunidades, o conhecimento de novas realidades e construção de novas relações.
O uso do computador e da Internet influenciou significativamente as relações humanas, sobretudo no que se refere à comunicação. No entanto, nenhuma outra forma de comunicação pode ser considerada mais natural do que aquela que acontece “cara a cara”.
Desde a chegada desta pandemia COVID -19, o reflexo na economia mundial tem sido alarmante. Por se tratar de um vírus altamente contagioso, a OMS orienta várias maneiras de evitar o contagio porem a mais impactante é o isolamento social.
Diante deste cenário, onde as pessoas estão cada vez com seus acessos restritos, a tecnologia da informação tem sido a grande aliada neste combate, mediante as inovações para soluções futuras, proporcionando novas oportunidades de negócios (diferenciação corporativa) e inclusive para a sobrevivência da raça humana. Os usos dos produtos tecnológicos aumentaram consideravelmente nos últimos meses, onde o acesso aos canais eletrônicos e mídias sócias tem sido o propulsor de novas parcerias e geração de renda para Economia.
2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO[pic 5]
A tecnologia é uma ferramenta intrinsecamente ligada à nossa sociedade. Enquanto sua evolução representa um marco profundo em toda a História, a forma como a utilizamos gera sempre benefícios e desafios. Essa evolução ao longos dos anos, causou diversas transformações na historia humana percebida em diversos momentos sendo no avanço da medicina, no desenvolvimento de produtos inovadores e na revolução causada pelas novas tecnologias.
Essas novos recursos, muitas vezes, enfatizam a importância do acesso à informação nas organizações. Esses recursos podem envolver sistemas, software, hardware, bancos de dados, internet das coisas, inteligência de mercado e até mesmo usuários e profissionais de TI.
A Gestão da Tecnologia da Informação aplica uma série de modelos, metodologias, processos, técnicas e ferramentas que vão ajudar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos por meio da tecnologia da informação. Portanto, ela vai além da informática e envolve pessoas, processos e tecnologia:
- Pessoas: participam do processo de tratamento da informação;
- Processos: estruturam a TI e a organização;
- Tecnologia: dá suporte aos processos.
Num processo de tratamento de informação, sao levantados dados que serão convertidos em informações úteis para a tomada de decisão. São eles:
- Coleta: recolher os dados que demonstram potencial para gerar informações úteis ao negócio;
- Armazenamento: guardar os dados em bancos de dados para que eles fiquem mais seguros e centralizados;
- Processamento: fazer uma primeira filtragem nos dados, eliminando os excessos;
- Seleção: escolher os dados mais promissores, baseando essa escolha em critérios;[pic 6]
- Comparação: relacionar os dados para obter novas observações;
- Distribuição: entregar os dados tratados aos decisores;
- Avaliação: analisar os dados para obter insights que conduzam a informações úteis na tomada de decisão.
[pic 7]
Nesta era da informação, representa uma quebra de ruptura, que vem ocorrendo desde o final da década de 60, com a introdução de máquinas de grande porte, conhecidas como mainframes. Na década de 80 surgiu o primeiro computador pessoal, uma iniciativa da gigante IBM, porem o grande marco dessa era foi o surgimento da rede mundial de computadores: a internet, inovação na qual possibilitou a quebra de barreiras geográficas e a expansão do comércio internacional, além de ocasionar uma avalanche de dados e informações.
...