AS TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO E O USO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTOS FACILITADORES NA ORGANIZAÇÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES
Por: renatafrag • 19/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.929 Palavras (8 Páginas) • 396 Visualizações
AS TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO E O USO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTOS FACILITADORES NA ORGANIZAÇÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES
CUIABÁ - MT
2015
AS TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO E O USO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTOS FACILITADORES NA ORGANIZAÇÃO DOS ARQUIVOS ESCOLARES
Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Estagio Supervisionado I, para a obtenção de nota parcial do 2 º bimestre do curso de Administração 2015/1, da Faculdade Cuiabá – FAUC/AUM.
CUIABÁ - MT
2015
SUMÁRIO[pic 1]
1. INTRODUÇÃO 4
2. TEMA 4
3. PROBLEMA 5
4. JUSTIFICATIVA 5
5. OBJETIVOS 6
5.1 Objetivo Geral 6
5.2 Objetivos Específicos 6
6. HIPÓTESE 7
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
8. METODOLOGIA 8
REFERÊNCIAS 9
Para julgar a qualidade dos serviços, são analisados os seguintes parâmetros: confiabilidade, responsabilidade, segurança, empatia e tangibilidade. por meio destes é a satisfação do cliente com a qualidade do serviço pode ser definida pela comparação da percepção do serviço prestado com a expectativa do serviço desejado, utilizando-se das seguintes dimensões: para julgar a qualidade dos serviços
1. INTRODUÇÃO
Atualmente nos deparamos com um universo de inovações tecnológicas, a tecnologia para substituir mãos de obra, a tecnologia para auxiliar, para modernizar, como instrumento facilitador e até mesmo de memória. Para cada contexto existe as especificas ferramentas tecnológicas para cumprir um papel fundamental correspondente, seja ele, até mesmo, o de substituir um cargo ou função do ser humano em respectiva área do mercado de trabalho.
O contexto ao que nos referimos no presente projeto de pesquisa se refere ás tecnologias como ferramentas e instrumentos que facilitam o trabalho de organização, de arquivamento, de controle de informações em fluxo e especialmente de estética e modernização dos ambientes de trabalho na área administrativa da secretaria escolar.
A Escola Municipal de Educação Básica, foi fundada em 1990 e desde então atendem a clientela do bairro ofertando a etapa do Ensino Fundamental da Educação Básica, atualmente as turmas de Educação Infantil na pré-escola de 4 e 5 anos e o 1° ano do Ensino Fundamental.
Nesta encontramos um problema decorrente de anos de arquivamento e organização ineficazes que devem ser reorganizados e arquivados fisicamente, além de merecerem ser informatizados.
Encontramos em referenciais teórico-metodológicos a luz que norteia a relevância da organização e controle das evidencias dos históricos acadêmicos e dos documentos de registro do funcionamento da empresa nos anos antecessores. Através de livros, revistas, artigos e sites que serviram como instrumentos para a racionalização dos métodos de execução do trabalho administrativo escolar.
2. TEMA
As Técnicas de Arquivamento e o Uso da Tecnologia da Informação como Instrumentos Facilitadores na Organização dos Arquivos Escolares
3. PROBLEMA
Como organizar os arquivos escolares para facilitar o acesso às informações?
4. JUSTIFICATIVA
Uma escola de educação básica exerce no decorrer do ano diversas atividades no ambiente de trabalho, com planejamentos e técnica, buscando a eficácia nas ações que são desenvolvidas diariamente. Ao fim de cada ano letivo os processos geram importantes documentos que devem ser preservados.
O processo de arquivamento correto de documentos é de suma importância, pois recuperar as informações devidamente organizadas faz-se necessários para a rapidez nas consultas futuras, sendo interesse de todos.
Porém os agentes administrativos da secretaria vêm enfrentando grande dificuldade para encontrar arquivos escolares antigos, visto que, a escola foi inaugurada em 1990 e a mesma pela rotatividade de funcionário não possui um controle do armazenamento eficaz.
A problemática se deve ao fato de ao longo desses anos os documentos terem sido arquivados em pasta arquivo por ano letivo, contudo alunos que estudaram a muito tempo geralmente não se recordam o ano letivo estudado muito menos a série exata. Inclusive funcionários antigos em busca de documentos comprobatórios de exercício em cargo/função passam por esse problema.
Contudo, tendo em vista a problemática de extrema relevância, consideramos a necessidade da execução de ações de organização e sistematização modernizada do arquivo escolar estabelecida através de cronograma onde não prejudique em qualquer circunstancia o trabalho estabelecido para a secretaria escolar no atual ano letivo.
5. OBJETIVOS
5.1 Objetivo Geral
Identificar soluções que propiciem o alcance das metas de organização e estruturação do arquivo documental da escola.
Estabelecer cronograma para a execução da organização e sistematização dos processos de arquivamento, de forma que facilite o acesso aos documentos rapidamente.
5.2 Objetivos Específicos
- Verificar o fluxo de documentos à arquivar;
- Identificar e classificar os documentos arquivados;
- Separar os arquivos corrente, intermediários e permanentes;
- Organizar documentos de alunos por ordem alfabética e numérica; e
- Organizar e arquivar demais documentos de registro por ano letivo (livro ponto, diários de classe, atas, etc).
6. HIPÓTESE
A quantidade de informação nas unidades escolares que surge durante a rotina do dia-a-dia de trabalho é grande, e não deve se tornar um problema. Para isso, é necessário implantar medidas que visem à simplificação dos registros e arquivamento de documentos escolares.
Acredita-se que é possível melhorar o processo de recuperação da informação tanto para a realização das atividades cotidianas, como para garantir ao cidadão o direito ao acesso de seus registros escolares e profissionais.
...