AS FEIRAS LIVRES DE ARAPIRACA E SEUS PERSONAGENS
Por: AllexBarbosa • 21/4/2015 • Artigo • 1.718 Palavras (7 Páginas) • 621 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS DO SERTÃO – DELMIRO GOUVEIA
ENGENHARIA CIVIL – TRONCO INICIAL – TURMA V
ALLEX BARBOSA SILVA
EVELYN SAMAYK OLIVEIRA
IAGO JOSÉ DE LIMA SILVA
LUÍS FELLIPE RODRIGUES BEZERRA
THIAGO HENRIQUE EMILIANO SANTOS
AS FEIRAS LIVRES DE ARAPIRACA E SEUS PERSONAGENS
DELMIRO GOUVEIA,
MARÇO 2014
ALLEX BARBOSA SILVA
IAGO JOSÉ DE LIMA SILVA
LUÍS FELLIPE RODRIGUES BEZERRA
EVELYN SAMAYK OLIVEIRA
THIAGO HENRIQUE EMILIANO SANTOS
AS FEIRAS LIVRES DE ARAPIRACA E SEUS PERSONAGENS
Relatório solicitado pela professora Patrícia Cabral da disciplina de Sociedade, Natureza e Desenvolvimento para fins avaliativos.
DELMIRO GOUVEIA,
MARÇO 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 4
3. JUSTIFICATIVA 4
4. PROCEDIMENTOS 4
5. OBSERVAÇÕES 4
6. RESULTADOS 5
7. CONCLUSÕES 11
ANEXOS 12
1. INTRODUÇÃO
A feira, como espaço de interação, faz parte da história e da identidade cultural de Arapiraca, com qual a cidade cresceu e se fortaleceu economicamente. Hoje, produto da própria evolução do Município como polo regional, a feira assumiu proporções assustadoras e se construí num verdadeiro complexo, uma verdadeira batalha semanal que envolve a todos uma espécie de sacrifício coletivo que o povo logo no domingo à noite, a se referir à feira, pronuncia o refrão: “amanhã é dia de branco”.
2. OBJETIVOS
Esse relatório tem como objetivo compreender as lógicas do cotidiano dos personagens da feiras livres de Arapiraca e seus comportamentos, expressões, crenças, e suas linguagens. Procurando evidenciar as múltiplas linguagens antropológicas da feira livre e suas adequações ao que se refere à identidade social e cultural da região em que ela se encontra.
3. JUSTIFICATIVA
A feira livre de Arapiraca foi escolhida como ponto de partida para uma pesquisa de campo por possuir uma diversidade cultural abrangente de raças, etnias e crenças. Levando em consideração os seus personagens que serão de base à pesquisa, pois são os atores principais para se constituir uma feira.
4. PROCEDIMENTOS
Inicialmente a pesquisa tomou rumo na feira de Delmiro onde a professora Patrícia nos mostrou alguns pontos de visualização do cotidiano dos personagens da feira. Então tomados desse conhecimento elaboramos perguntas básicas sobre o dia a dia dos feirantes e partimos para Arapiraca, onde conseguimos entrevistas alguns personagens na feira da fumageira e na feira de carros da cidade, nem todos os feirantes se mostraram dispostos por conta da correria do dia a dia mais conseguimos entrevistas relevantes, conseguimos um acervo de fotos e até um vídeo com uma rápida entrevista com o personagem mais extrovertido que encontramos, então posteriormente nos reunimos e elaboramos o projeto do banner que foi aceito pela professora Patrícia orientadora do trabalho e fizemos o relatoria para a entrega na data marcada.
5. OBSERVAÇÕES
O trabalho da feira não é muito higiênico com o manuseio da carne, os feirantes não usam luvas nem tocas, alguns dos feirantes estão de forma clandestina no local, os fiscais cobram de forma indevida tributos semanais a esses feirantes, o trabalho infantil é presente no cotidiano da feira.
Tanto a feira da carne, quanto a de roupas ou a de verduras sempre demonstram os mesmos sentimentos ou os mesmos conceitos, procuram sempre fazer o melhor para o cliente, assim dando prazos e os melhores produtos. pois eles têm seus clientes fieis e desta forma aumentando o número de clientes futuros.
Espalhadas pelas as ruas, observamos as mais variadas expressões: são figuras descontraídas, ingênuas, desconfiadas, muito preocupadas, angustiadas, algumas grotesca e irreverente, enfim um mundo de expressões peculiares naquele local.
6. RESULTADOS
Segue abaixo os resultados de algumas entrevistas com personagens da feira livre de Arapiraca. Foram realizadas em duas localidade da feira da fumageira e na uma na feira de carros no Ceasa.
FEIRA DE CARROS – ARAPIRACA/AL
Vendedor de Carro: Zezinho
1- Há quanto tempo o senhor(a) trabalha nesta feira?
30 anos.
2- Como surgiu o interesse de trabalhar na feira, foi influência, necessidade ou porquê
Gostava da profissão.
3- Como o senhor aborda os seus clientes, o senhor tem clientes fiéis?
Os dois, vice-versa.
4- O senhor tem horário de chegada e saída? Quais são os dias em que o senhor trabalha na feira?
Chegada 9:00 Saída 11:00. Segunda a Sexta.
5- Tem algum ditado popular, crença ou costume relacionado a feira?
Reservado, não é muito de chamar o cliente.
6- Qual a forma de pagamento usada pelos seus clientes?
Á vista, todos financiado.
7-
...