ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: GESTÃO E GESTÃO
Projeto de pesquisa: ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: GESTÃO E GESTÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianedeon • 1/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.678 Palavras (7 Páginas) • 287 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS
CURSO DE QUÍMICA (B)
ARTIGO CIENTÍFICO
Disciplina: Iniciação ao Estudo Acadêmico
Professor: Nadir Antonio Pichler
Acadêmica: Simone de Beauvoir
Passo Fundo, out. de 2014
ASPECTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: GOVERNANÇA E GESTÃO
Simone de Beauvoir
Resumo
O propósito deste artigo é descrever e analisar alguns aspetos da tecnologia da informação (TI), na perspectiva da governança e da gestão nas organizações. Nos últimos séculos e décadas, a busca pelo conhecimento e pela informação, o rápido e deslumbrante crescimento e desenvolvimento econômico e científico, sintetizado e aplicado, sobretudo, pela razão instrumental, gerou uma racionalidade voltada para a performance, para o lucro e resultado final de todo o processo de conhecer e agir. Por meio da pesquisa bibliográfica, buscaremos alguns referenciais teóricos para analisar a TI. O método do qual nos utilizaremos é analítico- reconstrutivo.
Palavras-Chave: Tecnologia da informação; governança; gestão.
ASPECTS OF INFORMATION TECHNOLOGY: GOVERNANCE AND MANAGEMENT
Abstract
The purpose of this article is to describe and analyze some aspects of the information technology (IT), from the perspective of governance and management in organizations. In recent centuries and decades, the search for knowledge and information, fast and breathtaking growth and economic and scientific, synthesized and implemented mainly by instrumental reason, development generated a rationale focused on performance, for profit and the end result of whole process of knowing and acting. Through literature search, seek some theoretical frameworks for analyzing IT. The method which we use in reconstructive is analytic.
Keywords: information technology; governance; management
Introdução
O objetivo deste artigo é descrever, analisar e contextualizar alguns aspectos gerais da tecnologia da informação (TI), na perspectiva da governança e da gestão. Por meio da pesquisa bibliográfica e no método analítico-reconstrutivo, buscaremos alguns referenciais teóricos para analisar a natureza da tecnologia da informação.
Assim, a TI pode ser identificada como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum, sendo utilizadas das mais diversas formas, como na indústria no processo de automação, no comércio no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade, no setor de investimentos na informação simultânea, comunicação imediata, na educação no processo de ensino aprendizagem, além da Educação a Distância, dentre outros.
Sendo assim, desenvolveremos este trabalho em três momentos. Inicialmente, sobre o conceito e importância da TI nas organizações na atualidade; depois, sobre a governança nas organizações e, por último, sobre as algumas características da gestão da TI.
Não há pretensão de exaurir a temática da pesquisa, nem apresentar uma introdução geral ao assunto, mas apenas caracterizar alguns aspectos da natureza e abrangência da tecnologia da informação.
1 Conceito e importância da TI nas organizações
O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso da TI em diversos campos.
Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, redes sociais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos e instauraram novos desafios profissionais, culturais, jurídicos e éticos. (ROSS, 2009, p. 34).
O mesmo autor ainda ressalta que, através do trabalho colaborativo, “profissionais distantes geograficamente trabalham em equipe. O intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais”.
Novas formas de integração das TI são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TI é a educacional. Na educação presencial, as TI são vistas como potencializadoras dos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem – comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais. (SOUSA, 2012, p. 4).
As TI representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem,
os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo. (ROCHA; DIAS, 2013, p. 67).
A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação e na era do conhecimento.
2 Atribuições da governança nas organizações
De acordo com Rus (2014), é possível distinguir dois tipos extremos de controle corporativo: shareholder, no qual a obrigação primordial dos administradores é agir em nome dos interesses dos acionistas, procurando identificar suas motivações econômicas, históricas e de mercado; e stakeholder, onde, além dos acionistas, um conjunto mais amplo de interesses deve ser contemplado pela ação e pelos resultados da corporação, isto é, todos os envolvidos nas organização,
...