ATIVIDADE 1 HIGIENE
Tese: ATIVIDADE 1 HIGIENE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danddara200400 • 21/1/2014 • Tese • 1.961 Palavras (8 Páginas) • 308 Visualizações
ETEBRAX - Escola Técnica do Brasil
CURSO : Técnico em Segurança do Trabalho
ALUNA : Danddara Sabrinne Mary Bezerra da silva Rodrigues
PÓLO DE ENSINO: RECIFE/PE
PROFESSOR : TACIANA
MÓDULO : SAÚDE OCUPACIONAL
E-mail: Dara_cdg@hotmail.com
ATIVIDADE 1 DE
SAÚDE OCUPACIONAL
Angelim, 20 de janeiro de 2014
PRIMEIRA PARTE DA ATIVIDADE
1. Com base no filme O TRABALHO, identifique que agentes ambientais estão presentes no ambiente de trabalho e quais os possíveis danos à saúde do trabalhador.
Nota-se, porém que o risco maior do trabalhador um agente ambiental a falta de higiene ao local de trabalho o mesmo não tem uma área salubre para fazer suas alimentações diárias e nem seu descanso sem condições nenhuma ambiental: a ergonômica, ou seja, ritmos excessivos, jornada de trabalho prolongada, repetitivamente, verificaram o uso incorreto dos epi´s
2. Com base no filme O TRABALHO, identifique que agentes ambientais estão presentes no ambiente de trabalho e quais os possíveis danos à saúde do trabalhador.
Nota-se porém que o risco maior do trabalhador com possíveis problemas de saúde ocupacional seria : a perda auditiva, a D.O.R.T (Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho) a ergonômica, ou seja, ritmo excessivo, jornada de trabalho prolongada, repetitividade.
4. Leia e analise o Decreto Lei 2171 DE 05/03/97, e cite todas as situações que são equiparadas ao acidente de trabalho. Lembre-se: não é cópia, você irá relacionar as situações indicadas na Lei.
SITUAÇÕES EQUIPARADAS A ACIDENTE DO TRABALHO
Acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
Consideram-se, também, como acidente do trabalho:
1. Doença profissional: assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;
2. Doença do trabalho: assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no item 1 acima.
A relação de agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho estão relacionadas no anexo II do Regulamento da Previdência Social – RPS.
Situações Equiparadas a Acidente do Trabalho
O art. 21 da Lei 8.213/91 dispõe as situações que se equiparam também ao acidente do trabalho:
1 - O acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação;
2 - O acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de:
a) Ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho;
b) Ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho;
c) Ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho;
d) Ato de pessoa privada do uso da razão;
e) Desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior;
3 - A doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade;
4 - O acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho;
a) Na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;
b) Na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;
c) Em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado;
d) No percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.
Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.
5. Pesquise quais os tipos de benefícios concedidos pelo INSS, e detalhe as características de cada um deles.
A Previdência Social é uma política que tem por objetivo repor a renda dos indivíduos nas Situações em que eles perdem, temporária ou permanentemente, sua capacidade de trabalho.
Há, então, um conjunto legal predefinido de riscos sociais cobertos pela Previdência, quais sejam: doenças, invalidez, maternidade, velhice, morte e acidentes e doenças ligados ao trabalho. Os benefícios são destinados aos segurados e aos seus dependentes
Aposentadoria por idade: têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: aos 60 anos, homens, e, aos 55 anos, mulheres. Para solicitar o benefício, os trabalhadores urbanos inscritos a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais. Os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de trabalho no campo (MPAS).
Aposentadoria por invalidez: benefício
...