ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Por: kekel2014 • 11/12/2015 • Trabalho acadêmico • 2.857 Palavras (12 Páginas) • 542 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO-CEUMA [pic 1][pic 2]
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL-CAMPUS ANIL
ARINALDO RODRIGUES MOREIRA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
São Luís
2015
ARINALDO RODRIGUES MOREIRA - CPD: 57219
ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Atividade apresentada à disciplina de Metodologia Científica do Centro Universitário do Maranhão – CEUMA como requisito de nota.
Profº. Arnaldo de Souza Menezes Filho.
São Luís
2015
Atividade de Metodologia Científica
1 Quais as principais diferenças entre senso comum e conhecimento científico? Exemplifique.
O conhecimento do senso comum é importante, é muitas vezes á origem para estudos científicos. Conhecido como conhecimento vulgar, que atende as aparências das coisas. O conhecimento do senso comum se desenvolve porque não escuta a lei, de origem para estudos científicos. É um conhecimento menos sofisticado porque não explica a lei.
O senso comum resulta da organização espontânea da razão e se desenvolve de uma crença não justificada, aceita uma explicação sem a questionar, apoia-se na tradição e na experiência coletiva da comunidade e não na investigação nasce da atividade sensível e da experiência pessoal acumulada. É um conhecimento mais baseado na percepção do que na razão, por isso é o modo mais elementar de conhecer o mundo. Permite criar representações do mundo legadas a um significado subjetivo. Porém é acrítico, pois não sendo justificado, identifica as representações com a realidade.
O conhecimento científico ele vai buscar as leis, as essências dos fenômenos porque acontece daquela forma, ele transcende os fatos, sempre procura descobrir a essência do fenômeno. O conhecimento científico deve ser sempre comunicado, verificado, metódico e sistemático. Capaz de fazer predições, porque estabelece leis e é um estudo metódico, porém o conhecimento científico é aberto. É um conhecimento que estabelece distinções entre a ciência e senso comum, aponta para as características desse campo do saber e revela o papel que a ciência desenvolve na sociedade contemporânea.
Portanto, a diferença é clara o senso comum não se baseia pela lei e o conhecimento científico é baseado pelos estudos da ciência e leis do universo.
2- Existe vários conceitos de ciência, muitos pesquisadores a definiram e continuam a definir. Portanto, dentre vários conceitos apresentados, escolha um conceito que você considera o mais completo e defina-a.
É uma busca de conhecimento baseado na razão e precisa ter métodos predefinidos, buscando além dos fenômenos os motivos que os justificam. Ao contrário do senso comum, possui como seu principal método a dúvida. Não dos fenômenos em si, mas das justificativas que não possuem caráter cientifico. É importante saber inicialmente que a ciência buscava o afastamento do senso comum, no entanto hoje se observa a importância deste como chave de partida da pesquisa científica. Pois carrega a relação humana de como interpretar o mundo.
A ciência é uma teoria válida até que surja outra, é a ciência que opera sobre a dúvida e não sobre a verdade. Tem ao seu favor a possibilidade de estar sempre descobrindo coisas novas. É um conhecimento sistematizado e metódico que utiliza raciocínios, provas e demonstrações para obter conclusões rigorosas acerca do funcionamento da natureza. Utilizam-se processos metodológicos próprios para explicar os fenômenos naturais ou sociais. Pretende formular leis e teorias explicativas que permitam conhecer e controlar a natureza.
Faz uma aproximação sucessiva. Explica precisa, rigorosa e operativamente os fenômenos.
3- Explique os quatros tipos de conhecimentos:
O mundo pode ser interpretado de diversas formas, cada interpretação vai depender de como você desenvolve essa interpretação para buscar o conhecimento necessário.
Então iremos conhecer os quatros tipos de conhecimento que são: Conhecimento do senso comum, Conhecimento filosófico, Conhecimento teológico ou religioso e Conhecimento científico.
O conhecimento do senso comum é conhecido, porque e popular, empírico, vulgar, espontâneo, ordinário e pré-crítico. Esse conhecimento é obtido ao acaso, na vivencia do homem na sociedade (ausência de senso). Não se preocupa com as causas, e sim com a solução dos fatos, muitas vezes é tradicional, as vezes é falso, é um conhecimento acumulado. Portanto esse conhecimento procede de uma simples junção de ideias, noções ou conceitos, sem á compreensão mais aprofundada da sociedade.
O conhecimento filosófico nada mais é que na medida em que os problemas fogem ao domínio das ciências, entram no campo da filosofia. Porém a atualmente está ligada a uma postura crítica, de questionamento de si e da realidade.
O conhecimento teológico ou religioso é um conjunto de verdades que os homens chegaram mediante a aceitação de dados da revelação divina, da fé. Não demonstra, nem experimenta, é absoluta, explica tudo pela fé e pela ação divina. O principal argumento é o da autoridade, encontrada nos livros sagrados.
O conhecimento científico é além dos fenômenos, é um conhecimento que permite conhecer as causas e as leis que o regem. Porem se utiliza de métodos que garante a verdade do conhecimento. Só saber do fenômeno sem explica-lo não é ciência.
4- Quais são os objetivos de uma pesquisa?
Primeiramente iremos conhecer o que significa a palavra objetivo: é o que se quer alcançar, o que move as pessoas a agirem ou a tomar alguma decisão. É o desenvolvimento de um conteúdo, que vai buscar responder em aspecto em geral á questão problema do seu projeto de pesquisa. É forma de escrever, deixar claro onde eu quero chegar, o que eu pretendo com minha pesquisa. Portanto esses objetivos estão classificados da seguinte maneira:
...