Disciplina: metodologia de pesquisa
Relatório de pesquisa: Disciplina: metodologia de pesquisa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LUCARRA • 21/10/2013 • Relatório de pesquisa • 2.040 Palavras (9 Páginas) • 924 Visualizações
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA
PESQUISA
O QUE É PESQUISA?
Pesquisa é um conjunto de ações com o objetivo de encontrar soluções para um determinado problema, em nosso dia a dia fazemos várias indagações levantamos problemas que tentamos solucionar, e quando realizamos ações para solucionar o problema, estamos no processo de pesquisa, dependendo do resultado passamos essas soluções para outras pessoas com a intenção de ajudá-la, visando a pesquisa dessa forma Demo (1996) a considera uma atitude, um “questionamento sistemático crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático”.
Numa visão mais científica Minayo (1993) diz que a pesquisa é como uma “atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados”.
De uma forma bem simples podemos dizer que a Pesquisa é procurar respostas para indagações propostas. Segundo Gil (1999), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.
Ainda segundo Gil (2002) a pesquisa é um “procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos”
O objetivo de uma pesquisa é contribuir com o avanço da ciência e responder a uma pergunta de interesse para a comunidade científica ainda não respondida anteriormente e de relevância para o interesse social.
Dependendo da abordagem a pesquisa pode ser dividida em:
Pesquisa Quantitativa, onde tudo pode ser quantificável, adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários), auxiliando na tradução de números dentre as opiniões e informações para consequentemente classificá-las e analisá-las. Este modelo de pesquisa requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas, como por exemplo, percentagem, média, desvio-padrão, coeficiente de correlação e outros. O objetivo desse modelo de pesquisa é mensurar e permitir o teste de hipóteses, pois os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação.
Já a Pesquisa Qualitativa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, tem caráter exploratório, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, abrindo espaço para a interpretação.
É uma pesquisa indutiva, onde o pesquisador desenvolve conceitos, idéias, entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos. Neste método de pesquisa o pesquisador tem contato direto com os entrevistados, favorecendo informações que proporciona a cientificidade da investigação (TRIVIÑOS, 1987)
Dependendo do objetivo da pesquisa, esta pode ser subdividida em Exploratória, Descritiva ou Explicativa. Veremos mais sobre estas:
Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Por ser uma pesquisa muito específica esta assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.
Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Utiliza-se técnicas padronizadas de coleta de dados como questionário e observação sistemática.
Explicativa: este tipo de pesquisa explica a razão dos fenômenos, buscando aprofundar o conhecimento da realidade, utiliza-se geralmente na Pesquisa Experimental.
Ainda em relação a pesquisa podemos dividi-la em:
Bibliográfica;
Pesquisa-Ação;
Estudo de Caso;
Participante;
Documental.
A Pesquisa Bibliográfica é desenvolvida em cima de materiais já existentes que estão disponíveis para consulta, como livros, dissertações, dicionários, artigos científicos e outros.
Numa pesquisa bibliográfica deve-se reunir um conjunto de autores para a discussão da questão que tenham publicado conteúdos que fundamentem uma discussão teórica. O pesquisador deve ter cuidado ao articular as informações coletadas, através de uma análise critica, não meramente descritiva.
Este modelo de pesquisa antecede às pesquisas documentais, de campo, laboratório, representando o elemento chave de um estudo exploratório sobre o assunto a ser estudado.
Sobre a Pesquisa-Ação podemos dizer que é um método de pesquisa social na qual o pesquisador detecta um problema em seu meio e busca, junto com outros atores, uma solução.
Para Vergara (2007) :"Pesquisa-ação é um tipo particular de pesquisa participante e de pesquisa aplicada que supõe intervenção participativa na realidade social. Quanto aos fins é, portanto, intervencionista".
Podemos dizer que a pesquisa-ação é a prática que associa pesquisadores numa mesma estratégia de ação para alterar uma determinada situação, consequentemente podemos visualizar uma estratégia de pesquisa com intuito de adquirir um conhecimento sistemático sobre a situação identificada.
Segundo Thiollent (1996), a pesquisa-ação é [...] um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
Portanto esta pode ser definida como
...